
POR GERSON NOGUEIRA
Sensacional registro ao vivo da sequência de abertura do álbum “Venus and Mars”, dos Wings, com a canção título + “Rock Show”. As duas músicas ganharam a presença de “Jet” na introdução dos shows na excursão “Wings over the World” em 1976. O single “Venus and Mars/Rock Show”, lançado em 1975, alcançou a 12ª posição nas paradas britânicas.
A excursão daquele ano trouxe um McCartney cada vez mais solto e à vontade na condição de bandleader, à frente de um naipe afiadíssimo de músicos: Denny Lane, guitarra base; Jimmy McCulloch na guitarra solo; Joe English na bateria e Linda McCartney ao piano.
Para entender a importância do Wings na vida de Paul é necessário voltar aos tempos de Beatles, a banda que ele tanto desejou liderar e na qual forçosamente teve que dividir holofotes e decisões com John Lennon. Após a separação dos Beatles, com todo o tiroteio de acusações entre ambos, Paul resolveu montar uma banda para cair na estrada.
Fundou o Wings em 1971 e tudo se encaixou. A banda durou exatamente uma década, conquistando sucesso e reconhecimento, mesmo com muitas trocas de integrantes. Até o final permaneceram apenas Paul, Linda e Denny Laine. Depois dos Wings, Denny lançou dois discos solo até sua morte, em 2023, aos 79 anos – ele sofria de grave doença pulmonar.

Fundador do Moody Blues, que abriu shows para os Beatles nos anos 1960, Denny construiu uma forte amizade com Paul e foi o primeiro músico convidado para integrar os Wings.
Prodígio da guitarra, o escocês Jimmy McCulloch chegou aos Wings em 1974 e ficou até 1977, quando saiu para tocar no Wild Horses. Epítome da filosofia roqueira “viva rápido, morra jovem”, ele morreu em 1979, aos 26 anos, de problemas de saúde relacionados a drogas.