Rock na madrugada – The Raconteurs, “Now That You’re Gone & I’m Your Puppet”

POR GERSON NOGUEIRA

Registro ao vivo do Raconteurs nos estúdios Fame, em Nova York, para duas canções muito especiais: Now That You’re Gone (Agora que você se foi), do álbum Help Us Stranger (2019), terceiro da banda, e uma releitura de I’m Your Puppet (Eu sou seu fantoche), de James & Bobby Purify, hit de 1966.

Ao lado do primo Brendan Benson, guitarrista, baixista e cantor como ele, Jack White idealizou o Raconteurs (Contadores de histórias) como um projeto paralelo ao White Stripes. A experiência iniciada como algo de curta duração persiste até hoje, sobrevivendo ao fim do Stripes com sucesso crescente, embora com longas pausas criativas.

Foi a criação do Raconteurs que marcou a mudança radical na carreira de Jack. Em entrevistas, ele cita o álbum de estreia, Broken Boy Soldiers (2006) como seu “renascimento criativo”. Junto com Brendon e a chegada de Jack Lawrence e Patrick Keeler, ex-integrantes do The Greenhornes, o Raconteurs lançou “Steady as She Goes” e “Store Bought Bones” em abril de 2006, alcançando grande sucesso nas paradas.

“Não foi uma manobra profissional adequada começar uma banda nova em folha enquanto já estava com outro grupo que criou uma conexão com pessoas, o White Stripes. Foi algo perigoso de fazer, mas também era território novo pra mim”, avalia Jack, conhecido desde então pelo destemor em abraçar projetos ambiciosos.

Deixe uma resposta