Rock na madrugada – Audioslave, “Be Yourself”

POR GERSON NOGUEIRA

Um dos vídeos mais assistidos do YouTube, “Be Yourself” (Seja você mesmo) é também um dos grandes hits do Audioslave, supergrupo de vida meteórica e produção brilhante, sob a batuta de Chris Cornell (“emprestado” do Soundgarden) e Tom Morelo (ex-Rage Against the Machine). A banda nasceu em 2001 em Los Angeles (California, EUA) e lançou cinco discos de estúdio.

Meio escondido no rap agressivo do Rage, o estilo melodioso de Morello irrompeu no Audioslave e encontrou conexão com o vocal rascante de Cornell, alma e sustentação do grupo. Apoiada em dois outros músicos excepcionais também oriundos do Rage, Tim Commerford (baixo) e Brad Wilk (bateria), a cozinha rítmica potente é outra característica marcante.

O segredo do Audioslave está no som bem construído, dentro das métricas do rock clássico, a partir dos solos e riffs de Morello. As letras comportamentais, dirigidas preferencialmente ao público jovem, permanecem relevantes até hoje, como é o caso de “Be Yourself”.

Ser você mesmo é tudo o que pode fazer…/ Alguém encontra salvação/ Em todo mundo/ Outro, apenas dor/ Alguém tenta se esconder. / Por dentro ele reza/ Alguém jura verdadeiro amor/ Até o fim dos tempos/ Outro, foge./ Separados ou juntos./ Saudáveis ou loucos.

A banda representou a união feliz de músicos de origens diferentes, mas de grande talento. O Audioslave chegou ao fim em 2007 por esgotamento de ideias. Acabou antes de se tornar repetitivo. Pode-se dizer que foi bom enquanto durou.

Deixe uma resposta