
POR GERSON NOGUEIRA
A melodia de “Back On The Chain Gang” (De volta à Gang da Corrente) é envolvente e bordada por solos de guitarra, mas a letra revela marcas profundas a respeito de perda, dor e resiliência. Um dos maiores sucessos dos Pretenders, a canção foi escrita pela líder Chrissie Hynde em homenagem póstuma a James Honeyman-Scott, guitarrista do grupo, que morreu de overdose aos 25 anos, em 1982.
A música foi lançada como single, pelo selo Sire Records em setembro do mesmo ano, virando um hit instantâneo nas rádios britânicas e norte-americanas. Além da tragédia que vitimou Honeyman-Scott, outro músico dos Pretenders, Pete Fardon, havia saído da banda devido ao uso de heróina e morreu em 1983, aos 30 anos, também de overdose.
O verso inicial narra a descoberta de uma fotografia que desperta memórias de um passado pleno de felicidade, bruscamente interrompido:
Eu encontrei uma foto sua/ O que sequestrou meu mundo aquela noite/Para um lugar no passado do qual fomos expulsos/ Agora estamos de volta na luta.
Como tantos outros compositores, Hynde recorreu à poesia musical como maneira de encarar as perdas dos amigos e buscar forças para seguir em frente. Em seguida, novos integrantes foram adicionados à banda: os guitarristas Billy Bremner e Robbie McIntosh e o baixista Tony Butler. “Back On The Chain Gang” foi incluída na trilha sonora do filme The King of Comedy. Entrou no terceiro álbum dos Pretenders, Learning to Crawl, lançado em 1984.

A música foi ganhou versões nas vozes de Morrissey, Bruce Springsteen e The Bangles. Em 2005, o Pretenders entrou para o Rock and Roll Hall of Fame. O grupo também recebeu o Brit Award de Melhor Banda (1995) e o prêmio Ivor Novello Award (2007), pela contribuição excepcional à música britânica.
No registro acima, no Pinkpop Festival de 1984, Chrissie Hynde junto com uma das formações iniciais dos Pretenders, com Martin Chambers na bateria e vocal, o craque Robbie McIntosh na guitarra solo, Malcolm Fosters (baixo, backing vocal) e Rupert Black (piano).