Edital vai selecionar propostas para compor a programação de espaços culturais em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio, Salvador, S. Paulo e Belém entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027

A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira, 29 de abril, a Seleção Caixa Cultural – Programação 2026/2027. O edital de ocupação dos espaços culturais do banco vai investir R$ 120 milhões na seleção de projetos que vão compor a agenda de suas oito unidades entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027. “O objetivo da Seleção Caixa Cultural é nacionalizar o investimento cultural e mostrar em nossos palcos e galerias a diversidade das culturas brasileiras. Assim, cumprimos o propósito da Caixa e do Governo Federal de transformar a vida das pessoas”, afirmou o presidente do banco, Carlos Vieira.
A Caixa Cultural conta com unidades nas cidades de Brasília (DF), Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A novidade desta edição é a inclusão de Belém, que terá sua unidade inaugurada em outubro de 2025, como parte das ações do banco para a COP30.
“A Caixa é pioneira no investimento em cultura, contribuindo com um mercado que movimenta a economia e proporciona emprego a milhares de brasileiros”, disse Carlos Vieira.
INSCRIÇÕES — As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 13 de junho exclusivamente pelo site www.selecaocaixacultural.com.br. Podem participar pessoas jurídicas e microempreendedores individuais cujo objeto social seja voltado à atividade cultural.
Voltado a projetos culturais de todo o país, o programa de ocupação dos espaços da Caixa Cultural contempla diversas linguagens artísticas e mantém o compromisso do banco com a valorização e a difusão da arte em suas múltiplas expressões.
Serão aceitas propostas nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências. Projetos de festivais de dança, música ou teatro também podem ser inscritos desde que tenham programação de atividades para a Caixa Cultural.
ENCONTRO COM PRODUTORES — Com o objetivo de reforçar o papel da Caixa no fomento da cultura brasileira e esclarecer possíveis dúvidas sobre o regulamento, a Caixa Cultural realizará encontros presenciais com produtores culturais em várias cidades.
O primeiro encontro será no dia 12 de maio na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Salvador, São Paulo e Recife também receberão os encontros. Outros detalhes estão disponíveis no site www.selecaocaixacultural.com.br.
ÚLTIMA EDIÇÃO — A programação da Caixa Cultural de 2025 recebeu 6.144 inscrições, sendo selecionados 138 projetos para a programação de janeiro a dezembro. Desse total, 34 projetos ocuparam mais de uma unidade da Caixa Cultural, demonstrando o compromisso do banco em promover a circulação da produção cultural pelo Brasil. Ao todo, os projetos selecionados vão gerar 202 eventos, entre exposições, shows, espetáculos, festivais e outras ações.
45 ANOS — Em 2025, a Caixa Cultural celebra 45 anos como uma das maiores iniciativas de fomento à cultura no Brasil. Desde a inauguração do primeiro conjunto cultural no ano de 1980, em Brasília, o maior banco público brasileiro tem valorizado a diversidade e a riqueza das expressões artísticas brasileiras, promovendo acesso democrático à cultura e incentivando práticas criativas por todo o país.
Ao longo dessas quatro décadas e meia, a Caixa Cultural consolidou ações marcantes como o Programa Educativo Caixa Gente Arteira, referência em arte-educação, e a preservação de um grande acervo artístico e histórico. Com exposições, espetáculos, oficinas e atividades formativas, a Caixa Cultural se firma como espaço vivo de encontros, memórias e possibilidades.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República