POR GERSON NOGUEIRA
Um dos principais petardos do álbum “Dig Out Your Soul” (2008), a canção “The Shock of the Lightning” (O choque do relâmpago) foi lançada em single quando a banda vivia a fase crítica da relação entre os irmãos Noel e Liam Gallagher. O processo criativo chegara a níveis precários e o último disco soa melancólico e expõe todas as diferenças, embora com algumas gostosas exceções, como “The Shock of the Ligtning”, que contém tardios lampejos da velha sintonia entre os manos.
O grupo chegou ao fim justamente na excursão de lançamento do disco, após um episódio que envolveu até a quebra da guitarra de Noel antes de um show em Paris. O guitarrista deu tchau à banda, voltou para a Inglaterra e o Oasis acabou ali mesmo. (Voltará somente para uma série de shows neste ano).
A letra de “The Shock of the Ligtning” diz, em tom arrebatado: “Eu sou todo o desejo do meu coração/Estou com frio, mas estou de volta ao fogo/Descontrolado, mas amarrado apertadamente”. Comparado por alguns apressadinhos a “Revolver”, dos Beatles, e “Beggars Banquet”, dos Rolling Stones, o canto de cisne do Oasis só pode ser relacionado a essas obras-primas pela coincidência de ser também o 7º trabalho das bandas.
Com o tempo, o disco foi meio que esquecido dentro do acervo do Oasis, mas o uivo psicodélico e urgente de “The Shock of the Ligtning” segue vivo, a partir do belíssimo uso de guitarras, marca incontestável e consagrada da banda de Manchester.