UFPA promove simpósio brasileiro de aprendizagem na educação em Engenharia

A Universidade Federal do Pará, por meio do seu Instituto de Tecnologia (Itec-UFPA) e da Faculdade de Engenharia Civil (FEC-UFPA), abre nesta quarta-feira, 9, a partir das 14h30, no auditório Professor José Sérgio Ianino Soares, no Campus Guamá, o VII Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia – Afetividade e Relações Humanas na Engenharia: Aprendizagem ativa construindo pontes entre pessoas e tecnologias para os professores de engenharias.

Participam da mesa de abertura a Pró-reitora de Ensino da UFPA, Maria Lucilena Gonzaga Costa; o diretor do Itec-UFPA, professor Hito Moraes; e a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), Adriana Falconeri, além da presença do professor Marcel do Nascimento Botelho, diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e da professora Eliane de Castro Coutinho, diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (CCNT-Uepa).

Para o professor e engenheiro do Itec-UFPA, Renato das Neves, os objetivos do VII Simpósio são os de promover um espaço de diálogo e atualização acerca de aprendizagem ativa na educação nas áreas da engenharia, fortalecer a formação continuada de docentes, incentivando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras, fomentar a troca de experiências e a aplicação de métodos e estratégias de aprendizagem ativa, além de explorar novas possibilidades de criação de ambientes educacionais que zelem pelo bem-estar emocional e mental de estudantes e professores no universo acadêmico, no mundo do trabalho e nas relações sociais na sociedade civil.

A engenharia contemporânea, segundo ele, exige além das competências técnicas, a capacidade de trabalhar colaborativamente em equipes plurais e interdisciplinares. “É necessário o desenvolvimento das relações humanas, da comunicação afetiva e das habilidades socioemocionais num mundo interconectado e marcado por profundas desigualdades sociais. Esta realidade toca diretamente em como a afetividade e o respeito pelas diferenças podem ser integrados à educação em engenharia, preparando profissionais mais humanos e conscientes para atuar no mercado de trabalho competitivo”, detalha.

Após a mesa de abertura, a partir das 15h, haverá um Painel da Universidade Estadual do Pará
(Uepa) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) que abordará a proposta de construção de um canal reverso de resíduos de construção e demolição para a redução dos impactos socioambientais do descarte irregular destes materiais em Belém. No dia 10 de abril, a partir das 14h30, haverá a palestra interativa “Afetividade e Relações Humanas na Engenharia: Aprendizagem ativa construindo pontes entre pessoas e tecnologias”, que será ministrada pelo professor Sérgio Roberto Franco, do Programa de Pós-Graduação em Educação Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No dia 11 de abril, das 9h até 16h, ocorrerão 11 oficinas e workshops envolvendo professores e pesquisadores de várias regiões brasileiras. Serão abordadas temáticas que perpassam pela
“delicada tarefa de avaliar a aprendizagem no ensino baseado em competências na Educação em Engenharia”; será debatido “o afetivo e o efetivo no acolhimento do estudante em engenharia”; a “utilização de ferramentas on-line para estratégias de construção verde” e “os cursos de engenharia e a educação à distância e seu novo marco regulatório”, aponta Renato.

Também estão na pauta das oficinas e dos workshops: “a aplicação dos princípios neurocientíficos à gamificação: elaboração de uma atividade educacional em engenharia”; a “engenharia e a arte; avaliação por competência mediada por rubrica” e a “Aprendizagem Crítica de Rodrigues: uso do protocolo metacognitivo de ensino-aprendizagem voltado para o ensino de exatas”, entre outras temáticas.

O encerramento do VII Simpósio, das 16h30 às 18h, será marcado por uma ampla mostra de boas práticas da Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia, quando haverá confraternização entre os participantes e a definição do local e data da realização do VIII Simpósio.

Texto Divulgação: Kid Reis – Arte: Organização do VII Simpósio

Deixe uma resposta