POR GERSON NOGUEIRA

Arthur Lee é um daqueles cantores, guitarristas e compositores marcantes do rock’n’roll dos anos 60/70 com forte presença na cena norte-americana e quase desconhecido no resto do mundo, o que inclui o mercado brasileiro. Isso não significa que sua música não mereça todas as reverências e elogios.

Carismático desbravador de sons, Lee fundou a banda Love, nos idos de 1966, em plena era da psicodelia e dos desbunde. O grupo teve carreira relativamente curta, mas cravou seu nome na história do pop com o álbum Forever Changes, de 1967.

Frequentemente comparado a Syd Barrett e Roky Erickson, o talento de Arthur Lee conquistou gente de primeira linha, como Jimi Hendrix e o próprio Barret, que costumava dizer publicamente que o Love tinha sido a principal influência para a criação do Pink Floyd.

No livro 1966 – The Year The Decade Explodes (2016), o crítico e escritor Jon Savage conta que, no segundo semestre de 1966, a revolução mundial pop deflagrada pelos Beatles parecia estar condenada à morte. “O boom do movimento britânico chegara ao fim. Os Beatles começaram o ciclo no início de 1963 e, em setembro de 1966, eles o encerraram”. Os Beatles, assim como Bob Dylan, afastaram-se dos palcos naquele ano. Dylan ainda voltaria, mas os Beatles não mais.

O Love surgiu ao mesmo tempo que The Seeds, Fugs, Velvet Underground e a cultuada Count Five (favorita do crítico Lester Bangs). Nenhuma dessas bandas seguia a métrica dos Beatles. Na prática, buscavam se distanciar, abraçando o anarquismo pop. Lee e o guitarrista Johnny Echols formavam o núcleo criativo da banda, que tinha o baterista Alban “Snoopy” Pfisterer e o baixista Ken Forssi. Para o segundo disco, chegariam o flautista Tjay Cantrelli e outro baterista, Michael Stuart.

O grupo se dissolveu em 1967, mas Arthur Lee ainda teve tempo de apadrinhar uma banda que iria fazer história: The Doors, com Jim Morrison à frente. Respeitado e com parcerias que incluíram até Jimi Hendrix, Lee seguiu na ativa até sua morte, em 2006, aos 61 anos.

Deixe uma resposta

Recent posts

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby