Rock na madrugada – The Beatles, “I Want You (She’s so heavy)”

POR GERSON NOGUEIRA

Nas viagens sonoras que fiz pelo universo dos Beatles, ali por volta dos 13 anos, mandando comprar os discos em Belém para ouvir na paz do casarão de meu pai-avô em Baião, eu sempre me via embatucado diante desta canção impregnada de sofisticação instrumental. A ênfase maior é na linha de baixo – Paul McCartney faz estragos do início ao fim. Mas não fica nisso. As guitarras duplicadas de George Harrison e John Lennon caminham juntas e, ao mesmo tempo, harmoniosamente separadas. Finalmente, a grandeza da canção se impõe pelos vocais afiadíssimos, marca inconfundível do grupo.

É como se os quatro fabulosos de Liverpool tivessem escolhido “I Want You (she’s so heavy)” para funcionar como uma colcha de retalhos demonstradora dos talentos de cada um. Não é apenas um grande momento dos Beatles, mas a prova definitiva de que o rock’n’roll pode ser genial, épico e atemporal.

O trecho final é arrepiante, unificando por três minutos o som de guitarras, órgão, baixo e bateria em volume crescente, dando a impressão de que poderia durar para sempre. A aula musical completa dura exatos de 7:48 minutos.

Escrita e cantada por John, a “I Want You” foi creditada à dupla Lennon-McCartney e fecha solenemente o Lado A do clássico álbum Abbey Road, de 1969. Billy Preston, que dividia o papel informal de quinto beatle com Eric Clapton, dá uma canja no órgão.

Foi a primeira música gravada para o disco, mas uma das últimas a ficar pronta. A sessão final ocorreu em 20 de agosto de 1969, provavelmente a última vez em que os quatro Beatles entraram nos estúdios da Apple para uma gravação.

Deixe uma resposta