
Após um empate em 1 a 1 no tempo normal com o São Raimundo (RR), o Remo perdeu na série de penalidades e está fora da Copa Verde 2025. A partida foi realizada no estádio Evandro Almeida, sem público, pois os azulinos cumpriam punição pelos incidentes ocorridos no jogo com o ABC em Natal pela Série C 2024. O técnico Rodrigo Santana, suspenso, foi substituído à beira do gramado pelo auxiliar Flávio Garcia.
A ausência do incentivo do Fenômeno Azul talvez tenha sido uma das causas da fraca atuação do time remista, que não conseguiu criar jogadas para envolver a boa marcação do São Raimundo e acabou tomando um gol ainda no primeiro tempo. Felipe bateu da entrada da área, a bola desviou em Pedro Castro e enganou o goleiro Marcelo Rangel, aos 18 minutos.
O Remo foi ao ataque, buscando o empate e acabou conseguindo na primeira tentativa pelos lados. Aos 25′, Marcelinho cruzou em direção à área e a bola tocou no braço de um defensor do São Raimundo. Adailton cobrou o pênalti e empatou a partida.
Apesar de insistir muito com jogadas na área do São Raimundo, o Leão não conseguia vencer o bloqueio defensivo. A situação piorou ainda mais quando Jaderson tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo, aos 45′.
Com um a menos no 2º tempo, o time paraense quase sofreu um gol aos 8 minutos, em cabeceio do atacante Railson. As mudanças feitas na equipe – Felipe Vizeu, Pavani e Reynaldo substituíram Ytalo, Dener (lesionado) e Adailton – não surtiram o efeito desejado.
Adailton era o atacante mais produtivo e agudo. O Remo não incomodava no ataque e o São Raimundo se tranquilizava em campo. Aos 25′, nova mudanças: saíram Maxwell e Sávio, ambos com atuações discretas, e entraram Guty e Klaus, fazendo sua estreia.
O Remo a essa altura se distribuía em campo num sistema 4-3-2, com Marcelinho, Rafael Castro, Klaus e Reynaldo na linha de defesa; Alvariño, Pavani e Pedro Castro no meio. Na frente, apenas Vizeu e Guty. O meia-atacante se movimentava bem pelo lado esquerdo e por ali o Remo criou algumas situações perigosas para o São Raimundo.
Aos 35′, Guty sofreu uma falta violenta de Bazílio, que foi expulso (já tinha o amarelo). O jogador remista teve que ser atendido fora de campo e, ao retornar, acertou um belo chute no ângulo da trave de Carlos Henrique. O goleiro saltou e desviou para escanteio. Foi a melhor jogada do Remo em toda a partida.
Apesar do esforço do time e algumas tentativas de cruzamento, o jogo terminou empatado. Nas penalidades, o São Raimundo levou a melhor por 4 a 3. Pavani e Vizeu desperdiçaram os pênaltis para o Remo. O time roraimense comemorou muito a vitória dentro do Baenão.
No ano passado, o Remo sofreu outra eliminação vexatória logo no início da temporada. Foi derrotado pelo Porto Velho, em Rondônia, na primeira fase da Copa do Brasil 2024. O Remo volta a campo no domingo (9), pelo Campeonato Paraense, enfrentando a Tuna, no Mangueirão, às 18h.
(Foto: Samara Miranda/Ascom Remo)