Composição brilhante de J. J. Cale celebrizada por Eric Clapton. Nesta gravação, o guitarrista britânico extrai o melhor som possível de sua Stratocaster, provando que à época (anos 70/80) era indiscutivelmente o melhor de todos. A pegada é única, com riffs e solos inspirados, sem se permitir escapar da linha e do ritmo de um blues mesclado com rock, encharcado de uma doce melancolia.
“After Midnight” virou um clássico do repertório de Clapton, que também gravou com enorme sucesso “Cocaine”, outro petardo sonoro de Cale. Em 2006, Clapton contou com a colaboração direta do músico californiano no álbum The Road To Escondido.
Trecho da letra:
“Depois da meia-noite, nós vamos sair para curtir/Após a meia-noite, nós vamos beber tudo em um gole só e gritar/ Vamos estimular alguma ação/ Nós vamos ter alguma satisfação/ Vamos descobrir o que tem tudo a ver./ Depois da meia-noite, nós vamos sair para curtir/ Depois da meia-noite, nós vamos agitar o pandeiro/ Após a meia-noite, tudo vai ser diversão”.
Por coincidência, o último trabalho de estúdio de Cale foi uma parceria com Clapton na faixa “Angel” do álbum Old Sock do guitarrista. Cale morreu no ano passado em decorrência de um ataque cardíaco. Abaixo, uma versão ao vivo de “After Midnight”, com Clapton e Cale no palco do Crossroads Festival.