O guitarrista Duane Allman, fundador e líder da Allman Brothers Band, morreu tragicamente em acidente de moto no dia 29 de outubro de 1971. Tinha apenas 24 anos e a banda estava na estrada há menos de três anos, flertando com o sucesso comercial após lançar seu terceiro álbum, o duplo ao vivo At Fillmore East. Ao contrário de Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, o legado musical de Duane não foi explorado após sua morte, mas seguiu a prosperar e se adaptar nas décadas seguintes, sem perder jamais a força original.
“A presença de Duane sempre fez parte da jornada momento a momento da banda”, comentou Warren Haynes, guitarrista dos Allman Brothers e líder de fato da banda durante a maior parte dos últimos 25 anos. “A resposta para qualquer pergunta musical frequentemente está relacionada a ‘qual seria a abordagem de Duane?’”.
Ao lado do irmão Gregg (1947-2017), tecladista e cantor, Duane moldou a sonoridade da banda nas asas do southern rock. Originário de Jacksonville (Flórida), o grupo foi considerado pelo Hall da Fama do Rock and Roll como o principal arquiteto do rock sulista americano.
Clássico da banda, “Whipping Post” (Pelourinho) é uma canção do álbum The Allman Brothers Band, de 1969, na voz de Gregg Allman. Abaixo, o trecho inicial da letra, estradeira, bem ao estilo do grupo:
Eu fui passado para trás, fui enganado
Não sei por que deixei essa mulher me fazer de bobo
Ela levou todo meu dinheiro, bateu meu carro novo
Agora ela está com um dos meus melhores parceiros
Estão bebendo em algum bar de beira de estrada
Às vezes eu sinto, às vezes eu sinto
Como se estivesse amarrado ao pelourinho
Amarrado ao pelourinho