Rock na madrugada – Neil Young, “Old Man”

O clássico “Old Man” (álbum Harvest, 1972), de Neil Young, é sobre o zelador do Broken Arrow Ranch, no norte da Califórnia. Young comprou o rancho de 140 acres em 1970 por apenas 350 mil dólares. Na gravação original, no vídeo acima, duas presenças estelares: James Taylor tocou banjo e Linda Ronstadt participou dos vocais.

O nome do zelador era Louis Avila, e no filme “Heart of Gold”, Young contou toda a história sobre a composição deste clássico setentista:

“Havia um velho jipe ​​azul lá, e Louis me levou para um passeio neste jipe ​​azul. Ele me levou até lá em cima, no topo do lugar, e havia um lago lá em cima que alimentava todos os pastos, e ele disse: ‘Bem, me diga, como um jovem como você tem dinheiro suficiente para comprar um lugar como este?’. E eu disse: ‘Bem, que sorte, Louie, que sorte mesmo’. E ele disse: ‘Bem, essa é a coisa mais estranha que já ouvi’. E eu escrevi esta música para ele”.

Pesquei esse episódio de uma postagem no Instagram. Não sabia do motivo simplório que inspirou Neil Young, mas “Old Man” (Velho) é uma de minhas canções preferidas do bardo canadense, que completou 79 primaveras ontem (12).

Deixe uma resposta