Rock na madrugada – Paul McCartney, “Junior’s Farm”

POR GERSON NOGUEIRA

Canção meio esquecida do vasto repertório de Paul McCartney, “Junior’s Farm” (Fazenda do Junior) abre os shows da turnê Got Back, ora em cena no Brasil desde terça-feira, 15. A música foi lançada como single em outubro de 1974, tendo “Sally G” no lado B. Foi gravada na meca da country music, Nashville (Tennessee), entre junho e julho de 1974, enquanto a banda passava uns dias hospedada na fazenda de Curly Putman Jr., que vem a ser o personagem citado no título. 

A letra brinca com situações bobas e alegres. O arranjo, do próprio Paul, dá um tom festivo e alto astral a um rock de formato básico e pegada juvenil. A música repetiu o sucesso do álbum Band on the Run. Chegou ao 16º lugar nas paradas do Reino Unido e em 3º nos EUA. Para conter custos, a Apple Records lançou o single sem uma capa produzida. Foi também o último lançamento dos Wings (e McCartney) pela gravadora.

“Junior’s Farm” foi lançada mais tarde na coletânea Wings Greatest, em 1978, e na versão americana da coletânea Sucessos dos Wings, em 1987. “Sally G” foi lançado em 1993 como faixa bônus do álbum Wings at the Speed of Sound da série The Paul McCartney Collection.

Um aspecto pouco lembrado nas biografias de Paul é que “Junior’s Farm” marcou a entrada na banda do guitarrista escocês Jimmy McCulloch, um dos melhores que tocou com McCartney ao longo de sua carreira. Os solos da canção são pilotados por Jimmy.

Deixe uma resposta