Rock na madrugada – Eric Clapton, “Sunshine of Your Love”

POR GERSON NOGUEIRA

O clássico “Sunshine of Your Love”, marco da carreira de Eric Clapton e do Cream, banda que o guitarrista britânico pilotou nos anos 60, foi um dos pontos altos da apresentação dele em São Paulo (no estádio Allianz Arena, do Palmeiras), na noite de domingo, 29 de setembro. A perna brasileira da turnê mundial de Mr. Slowhand incluiu shows em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, até agora.

De impressionar a média de idade do público que foi ver o quase octogenário Clapton, 79 anos. A imensa maioria da plateia é formada por jovens na faixa dos 20 aos 25 anos. E tem sido assim em todos os lugares onde ele se apresenta – seja na Europa, Ásia ou América do Norte. Prova da resistência de um estilo musical que, para alguns, estaria em franca decadência.

Aliás, não é nova a prática de carimbar o rock como um gênero à beira da extinção. Os apressadinhos esquecem, porém, da máxima contida no hino “Hey Hey My My”, de Neil Young, segundo a qual “o rock nunca vai morrer”. E não vai mesmo.

Pode se transformar e se reinventar, perseguindo a eterna juventude, mas estará sempre vivo enquanto existirem moleques apaixonados e guiados pelo som e a fúria, como os que foram prestigiar o velho “deus da guitarra”, vibrando com os solos e cantando todas as canções junto com ele.

“Sunshine of Your Love” (Na luz do seu amor) é de 1967, inclusa no LP Disraeli Gears, do Cream.

Deixe uma resposta