POR GERSON NOGUEIRA
A isto aqui chamamos respeitosamente de rock’n’roll. O melhor registro da canção “White Wedding” (Casamento branco), um dos grandes hits de Billy Idol, lançado em 1982. É o tipo de música que parece ficar melhor a cada nova audição. Com a participação inspirada do subestimado Steve Stevens, dono de uma das levadas de guitarra mais empolgantes da cena roqueira, o vídeo acima é de uma apresentação no Festival Rock Am Ring, de 2005.
O cantor surgido na cena pós-punk teve a felicidade de juntar forças com grandes músicos ao longo da carreira. Stevens é, seguramente, o mais talentoso deles, embora na formação do show de 2005 seja obrigatório nominar o ensandecido Brian Tichy nas baquetas e o talentoso Derek Sherinian no baixo.
Todos estão girando em rotação máxima, dando a Idol a moldura sonora necessária para que entre com a voz sempre impecável, imune à passagem dos anos. O resultado final é um som encorpado, sem brechas, que transmite a verdadeira essência do rock clássico, com instrumentos extremamente bem manejados.
Billy (William Albert Michael Broad) Idol, nascido no Reino Unido há 68 anos, descolou-se da geração que veio na cola do punk inglês de Sex Pistols e The Clash, conseguindo sobressair com um rock de nuances mais melódicas, embora sem abrir mão do peso. Nos últimos anos, diminuiu o ritmo de produção, mas continua a fazer shows de sucesso no mundo todo.