POR GERSON NOGUEIRA
Julho é o mês de aniversário dos Stones. Eles completam 62 anos de estrada. Foi em 12 de julho de 1962 que oficialmente tudo começou, no palco do 100 Club, na Oxford Street, em Londres. “Eu não escolhi os Stones, eles me escolheram. Eu estava em algumas bandas e a que ficava me pedindo para fazer shows era os Stones”, contou certa vez Charlie Watts, que não participou da primeira apresentação – entrou para a banda seis meses depois.
Naquela noite, Charlie foi testemunha ocular do nascimento da banda. Ele era baterista do grupo Blues Incorporated, de Alexis Korner, que deveria tocar no 100 Club. Alexis optou em cima da hora por tocar no programa “Jazz Club” da BBC Radio, deixando o dono do clube lutando para encontrar uma banda substituta.
Felizmente, ele tinha o número de telefone de Brian Jones, que ainda era o líder dos Stones. A história do rock’n’roll nunca mais seria a mesma desde aquela noite em Londres.
Route 66 é uma das primeiras músicas dos Stones a alcançarem as paradas. Tudo o que faziam era inspirado nos grandes blueseiros americanos. A música é de Bobby Troup (escrita em 1946), celebrizada na voz de Nat King Cole em ritmo mais lento. Os Stones gravaram e reinventaram a canção, transformando-a num rock poderoso, destaque do álbum de 1964.