Rock na madrugada – Garbage, “Stupid Girl”

Apresentação consagradora do Garbage no festival de Glastonbury de 2006. “Stupid Girl”, sucesso do primeiro álbum do grupo, é um dos pontos altos do show. Shirley Mason arrasa nos vocais, à frente dos guitarristas Steve Marker e Duke Erikson, do baixista Eric Avery e do baterista Butch Vig.

Famosa pela capacidade de dar grandes espetáculos ao vivo, a banda fundada em Madison (Wisconsin, EUA) em 1994 acumula discos de estúdio impecáveis. Flerta positivamente com variações do rock psicodélico e pós-punk, incorporando até elementos de hip hop e metal.

Em entrevista à New Musical Express, Shirley Manson posicionou-se sobre o cenário da música atual. Sugeriu que as novas produções estão nas mãos de quem tem dinheiro e não poupou as gravadoras. Articulada, afirma que hoje é possível ouvir o que classificou de “tensão capitalista e econômica” na música. Mesmo mantendo críticas ao mercado dos anos 90, ela deixa claro que a situação piorou: “Costumávamos pensar que as gravadoras eram ruins o suficiente quando estávamos chegando [1993], mas elas eram anjos em comparação com o que está acontecendo agora. É realmente assustador e deprimente”.

O Garbage está em estúdio, finalizando o próximo álbum. À Rolling Stone, Manson caracterizou o trabalho – que deve ser lançado em breve – como “um holofote” e acrescentou: “Depois de queimar a terra, estamos saindo de uma caverna imunda com um holofote. Procuramos fragmentos de vida e de humanidade”.

Deixe uma resposta