Rock na madrugada – The Rolling Stones, “Get Off Of My Cloud”

POR GERSON NOGUEIRA

Esta é simplesmente uma das melhores músicas que o rock’n’roll já produziu. Tudo reunido em 3 minutos de balanço, guitarras em perfeita sintonia e um vocal arrasador. No final de 1965, os Rolling Stones lançavam “Get Off Of My Cloud” (Saia fora da minha nuvem), um rockão de primeira grandeza, esbanjando atitude e ousadia. O som é tão poderoso que parecia não haver ninguém capaz de deter a banda, ainda em sua formação clássica – Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts. Os versos iniciais, gritados por Jagger, dizem:

Eu moro em um apartamento no 99º
Piso do meu bloco
E eu sento em casa olhando pela janela
Imaginando que o mundo parou

“Ei, você, sai da minha nuvem
Ei, você, sai da minha nuvem
Não fique por aí porque dois são uma multidão

Demorei a descobrir a grandeza épica, proto-punk, dos Stones. Forjado no som limpo e essencialmente melódico dos Beatles, a aspereza dos Stones me incomodava, não descia muito bem. Mais ou menos como em relação a Jimi Hendrix e Bob Dylan.

Só ali pela metade dos anos 1970, depois de ouvir quase tudo dos Beatles, dediquei atenção às pancadas sonoras dos Stones, começando por “Route 66”, “The Last Time”, “Let’s Spend The Night Togheter”, “Satisfaction” e “Get Off Of My Cloud”. Não parei mais. Um caso de amor tardio, mas definitivo.

A canção foi escrita por Mick Jagger e Keith Richards para o single que teria a imensa responsabilidade de suceder o mega hit “Satisfaction”. A banda gravou em Hollywood, Califórnia/EUA, no início de setembro de 1965, e “Get Off Of My Cloud” foi lançada em setembro nos Estados Unidos e em outubro no Reino Unido. Ela liderou as paradas nos EUA, Reino Unido, Canadá e Alemanha. Nascia um clássico.

Deixe uma resposta