Rock na madrugada – Pearl Jam, “Save You”

POR GERSON NOGUEIRA

Era noite de 15 de novembro de 2002 e o Pearl Jam fez uma de suas melhores performances como convidado do “Late Show” de David Letterman, na rede norte-americana CBS. Em plena Boadway, em Nova York, o teatro Ed Sullivan entregava o melhor das apresentações ao vivo de grandes bandas. O PJ talvez tenha sido o mais assíduo frequentador da “casa”, criando identidade tão forte com Letterman que acabou retribuindo, convidando-o para fazer o discurso de introdução no Hall of Fame, anos depois.

“Save You” é uma das grandes canções do discaço Rio Act (2002), sétimo da carreira do grupo. Apresenta o Pearl Jam em plena forma e atravessando uma fase de amadurecimento musical, incluindo a evolução dos integrantes da banda. O guitarrista Stone Gossard faz brilhante participação cuidando do riff da canção, um rock de pegada raivosa. O começo do vídeo traz um trecho do mini show que a banda do programa fazia antes da atração principal.

Resultado das tristezas e frustrações acumuladas pela tragédia do festival de Roskilde (Dinamarca), em 2000, com nove fãs mortos na plateia, o disco virou um desafogo emocional para o PJ, que também sofria os efeitos do atentado de 11 de setembro. Politizado, o grupo expressa nas músicas os sentimentos daqueles dias turvos.

Foi durante as sessões de estúdio que Eddie Vedder alterou sua rotina de composição. Em discos anteriores, ele passava o dia ouvindo os companheiros executando as faixas instrumentais e levava fitas para casa, onde à noite começava a escrever as letras. Agora, ele sentava num canto do estúdio com a máquina de escrever e datilografava ideias ali mesmo.

Um ponto importante em Riot Act foi a presença do tecladista Kenneth “Boom” Gaspar. O havaiano conheceu Vedder surfando e foi convidado para uma jam informal com a banda, gerando “Love Boat Captain”. Desde então, se juntou ao grupo em apresentações ao vivo.

Deixe uma resposta