Governo federal desmente especulações e confirma COP30 em Belém

Em resposta imediata a uma onda de especulações na imprensa do Sul e Sudeste, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República publicou nota no início da noite desta terça-feira (19), desmentindo os boatos sobre a eventual mudança de local da sede da COP30, a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro de 2025, em Belém.

“O Governo Federal reafirma que a 30ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP-30) será realizada em Belém-PA, em novembro de 2025, conforme definido pela ONU. É compromisso desta gestão que a capital paraense sedie a conferência e disponha de infraestrutura e logística adequadas para receber o maior evento de discussão climática do mundo”, diz a nota.

Já o Itamaraty reafirmou nesta terça-feira, 19, que “mantém o planejamento de que a cidade de Belém será sede da COP30” e que continua trabalhando “em conjunto com o governo do Pará para assegurar o êxito do evento”.

As duas manifestações deixam claro que o governo Lula não tem planos de desmembrar a conferência da ONU, apesar do forte lobby das grandes metrópoles do país, São Paulo e Rio, que nada têm a ver com a problemática amazônica.

Deixe uma resposta