Rock na madrugada – Steve Winwood & Eric Clapton, “Had to Cry Today”

Steve Winwood e Eric Clapton tocam este clássico do Blind Faith no Crossroads Guitar Festival de 2007, com participações de Derek Trucks e Doyle Bramhall. Clapton é o dono do poderoso riff da música. Quando foi lançada, em 1969, a canção foi um sucesso imediato dentro do rico repertório do supergrupo formado por Clapton, Winwood e Ginger Baker. Pena que o Blind Faith durou somente dois anos, sem resistir ao ego imenso de suas estrelas.

Quando teve a ideia de formar o Blind Faith, Eric Clapton já era um ídolo, com participação em grupos consagrados como Yardbirds, do John Mayall & Bluesbreakers e Cream. Em 1969, decidiu chamar um jovem cantor, Winwood, que havia formado o Traffic. Trouxe Ginger Baker e Rich Grech para cuidar do baixo.

Inspirado no grupo canadense The Band, que tocava sempre com Bob Dylan, Clapton entrou de cabeça, com fé cega, no novo projeto. Em agosto de 1969, estava pronto o único álbum do grupo, chamado também ”Blind Faith”, sólido e sem excessos, com 6 faixas em 41 minutos. Sucesso comercial instantâneo, assumindo as paradas no Reino Unido, EUA e Canadá.

”Had To Cry Today” é a faixa de abertura com solos inspirados de Clapton, interpretação suave de Winwood e bateria impecável de Baker. “Presence of the Lord” e ”Can’t Find My Way Home” são outros grandes êxitos do disco solitário de uma banda que está na história do rock dos 60′ apesar da curtíssima carreira.

Deixe uma resposta