Vaticano comunica que D. José Luiz Azcona vai deixar a Prelazia do Marajó

O bispo emérito do Marajó, Dom José Luis Azcona Hermoso, vai deixar a Prelazia do arquipélago, por determinação do Vaticano. A informação foi confirmada pelo pároco de Soure, padre José Antônio, em comunicado aos fieis depois de muitas perguntas a respeito do assunto. O motivo da mudança e os próximos passos do bispo não foram informados oficialmente.

“Queridos paroquianos, diante das perguntas acerca da informação sobre a saída e D. José da Prelazia do Marajó, devo dizer que, infelizmente, é verdade. Dom José recebeu um comunicado da Nunciatura Apostólica do Brasil, onde afirma que deve deixar a prelazia do Marajó. São essas as informações que tenho até o momento. Rezemos por nosso eterno pastor”, afirmou.

Dom Azcona está em viagem e ainda não se pronunciou publicamente sobre a situação. A expectativa é de que ele deixe o Marajó a partir de 13 de janeiro quando D. José Ionilton Lisboa chegar para assumir a prelazia. O provável destino do religioso é uma casa de recolhimento para bispos em Belém, o que na prática representa uma aposentadoria.

Com mais de 30 anos de Marajó, Azcona é um dos mais profundos conhecedores da realidade marajoara. Também por isso é combativo em relação à exploração sexual infantil  e ambiental, desagradando políticos, latifundiários e até religiosos.

Foi D. Azcona, por exemplo, quem recebeu a denúncia de possíveis crimes sexuais praticados dentro da igreja pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e que deu encaminhamento ao processo que foi encerrado sem a condenação do religioso.

(Com informações do site Notícia Marajó)

Deixe uma resposta