Tragédia na educação: Brasil está nas últimas posições do Pisa 2022

Embora tenha ficado estável em relação a 2018, sem grandes perdas, Brasil apresenta dados preocupantes: está bem abaixo da média da OCDE nas três disciplinas

Brasil está nas últimas posições no Pisa 2022. Na imagem, uma criança na escola escreve em seu caderno.  — Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

O Brasil ocupa as últimas posições no Pisa 2022. Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Entre 2018 e 2022, o Brasil apresentou um desempenho estável no Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), prova aplicada em 81 países para avaliar o desempenho de alunos de 15 anos em matemática, leitura e ciências. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5); veja o ranking mundial abaixo.

Apesar de não ter havido queda mesmo após todas as dificuldades impostas pela pandemia (como fechamento das escolas e desigualdade digital no ensino remoto), os índices são preocupantes: o país continuou na parte inferior da tabela, com notas muito abaixo das médias registradas pelos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O Pisa é aplicado a cada 3 anos, mas a edição de 2021 foi adiada para 2022 por causa das restrições impostas na pandemia. China, Japão, Coreia, Suíça, Estônia e Canadá destacaram-se nas três áreas de conhecimento e ocuparam o topo da tabela.

Entre os 81 participantes, o Brasil subiu, de 2018 a 2022:

  • 6 posições em matemática (de 71º para 65º), ficando próximo a nações como Jamaica, Argentina e Colômbia;
  • 5 posições em leitura (de 57º para 52º), perto de Costa Rica, Peru, Colômbia e México;
  • 2 posições em ciências (de 64º para 62º), empatando com Peru e Argentina.

O impacto da pandemia foi maior entre países que registravam índices mais altos de desempenho nas três disciplinas. Em matemática, por exemplo, apenas 31 participantes conseguiram ao menos manter a mesma nota de 2018, como Austrália, Japão, Coreia do Sul e Suíça. (Com informações do g1 e da Folha SP)

Deixe uma resposta