
O Brasil é o líder do ranking de países que mais exportam jogadores, segundo estudo divulgado pelo CIES Football Observatory, plataforma internacional especializada em dados esportivos. O Brasil acumula 1.289 atletas negociados para as 100 principais ligas do planeta. A França aparece na segunda colocação, com 1.033 jogadores, seguida da Argentina, com 905.
Inglaterra, com 535 atletas exportados, e Espanha, com 458, fecham o top 5 do estudo divulgado pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esportes (CIES Football Observatory).
O Brasil é o maior exportador de atletas nas faixas etárias entre 23 e 26 (411) e 27 e 30 (396), enquanto a França aparece em primeiro entre jogadores abaixo de 23 anos: 202, contra 174 do Brasil. Já os argentinos estão topo com atletas exportados acima de 30 anos: 317, contra 308 do Brasil e 213 da França.
Enquanto a Argentina está no topo da exportação de jogadores acima de 30 anos, Remo e Paysandu são os maiores importadores.
Disparadamente, amigo George. Para desgraça maior do nosso futebol.