Uma campanha contra Neymar

Do Blog do Menon

Neymar sofreu nova contusão no tornozelo direito. É a sexta no mesmo pé nos últimos cinco anos, o que tem ajudado na queda de seu rendimento. A notícia vem acompanhada de muita incredulidade do torcedor. A proximidade do Carnaval é a causa. Apontam, sem provas, que é tudo fingimento para que ele deixe Paris e desembarque no Brasil.

O comportamento infantil e antiprofissional de Neymar na Copa de 2018, quando caía e rolava em uma comédia grotesco ajuda a criar a desconfiança. Mas há uma campanha televisiva estrelada por Denílson e Vampeta que reforça o estereótipo do jogador brasileiro bom de bola e mais profissional, sempre disposto a inventar uma “fisgada” no Carnaval.

Vampeta é aquele que, referindo-se à sua passagem pelo Flamengo, disse a famosa frase: “eles fingem que pagam e eu finjo que jogo”. Quanto a Denílson, não me lembro de nenhum caso em que tivesse sido um mau profissional. Esse tipo de campanha reforça preconceitos. Jogadores como Endrick chegam à Europa com uma carga negativa que não merecem.

Mas, o que vale é grana no bolso de ex-jogadores e atuais comentaristas que diminuem a qualidade moral de seus companheiros e aumentam a carga de preconceito sobre todos, mesmo os que não merecem.

Deixe uma resposta