
POR GERSON NOGUEIRA
Todos os clubes participantes do Parazão 2023, com exceção do Itupiranga, estão envolvidos em partidas amistosas de preparação neste final de semana. Um dos destaques é o tradicional clássico PSC x Tuna, programado para a manhã de domingo no estádio da Curuzu. Outro amistoso muito aguardado é Cametá x Remo, também no domingo, estádio Parque do Bacurau.
Na prática, os outros confrontos da “rodada informal” cumprem a mesma finalidade dos jogos citados acima: os técnicos buscam movimentar suas equipes, a fim de evitar o problema gerado pela inatividade forçada como adiamento do campeonato.
Para os três representantes da capital, os amistosos têm importância especial porque complementam a pré-temporada. Os bicolores, por exemplo, que tiveram menos tempo de preparação que os demais – em função da disputa da Copa Verde –, procuram aproveitar da melhor forma esses testes mais encorpados.
Depois de encarar o São Francisco, no domingo passado, o PSC agora vai ser testado pela Tuna, com seu time mesclado de garotos e poucos remanescentes de 2022. O técnico Márcio Fernandes ainda faz ajustes para definir a melhor formação para o campeonato, mas as laterais são posições que preocupam, bem como o setor de criação do meio-de-campo.
Em termos de ataque, a situação está mais ou menos resolvida e o setor vem agradando técnico e torcida. O ex-azulino Mário Sérgio tem feito gols e se credenciado como o atacante centralizado, tendo Bruno Alves, outro ex-remista, como parceiro de lado de campo.
No Remo, que vai até Cametá para seu terceiro amistoso (fez um teste contra o Tesla, equipe amadora do futebol suburbano), a preocupação é encaixar alternativas ofensivas que funcionem de verdade. Diante de Caeté e Bragantino, o time empatou (1 a 1) expondo inúmeras dificuldades na ligação entre meio e ataque.
A entrada do meia-armador Soares contra o Bragantino, sábado passado, deu ao time uma outra dinâmica ofensiva. Participou de jogadas, lançou os companheiros e finalizou a gol. Deixou a sensação de que, pelo estilo, pode servir a uma nova configuração tática.
Caso seja escalado, pode funcionar como quarto homem de meio-campo, atuando mais perto de Muriqui e Diego Tavares. Ao contrário do 4-3-3 que o técnico Marcelo Cabo vinha testando, Soares pode fazer com que o time passe a funcionar no 4-4-2, encorpando o setor de meia-cancha para melhorar o poderio ofensivo.
Bola na Torre
De cenário novo, o programa tem apresentação de Guilherme Guerreiro e a participação de Giuseppe Tommaso e deste escriba baionense. Em pauta, os amistosos de preparação para o Campeonato Paraense. A edição é de Lourdes Cezar. Começa às 22h30, na RBATV.
Conmebol firma inédita parceria com o futebol africano
A Conmebol e a Concacaf anunciaram na sexta-feira um inédito acordo de parceria para fortalecer e desenvolver o futebol em ambas as regiões. O plano é ambicioso e inclui a realização de competições de seleções nacionais femininas e masculinas e um novo torneio de clubes. O primeiro passo será dado com a Copa América 2024, que será disputada nos Estados Unidos e incluirá as 10 seleções sul-americanas e as seis melhores equipes da Concacaf, na condição de convidadas.
Pela primeira vez, o tradicional torneio será organizado pelas duas confederações. Os países da Concacaf irão se classificar para a competição através da Liga das Nações/Concacaf 2023/24.
A Conmebol entende que a parceria será importante para a preparação das seleções nacionais em relação à Copa do Mundo de 2026, que terá os Estados Unidos como uma das sedes. A entrada em cena do continente africano pode proporcionar mais qualidade e competitividade ao torneio, que experimenta um inegável desgaste técnico nos últimos anos.
A cooperação se estende à modalidade feminina, com a participação garantida de quatro equipes sul-americanas na Copa Ouro Concacaf W 2024. A edição inaugural do torneio será nos Estados Unidos em maio de 2024. As quatro seleções convidadas da Conmebol foram definidas com base na Copa América 2022: Brasil (campeão), Colômbia (vice), Argentina (3ª colocada) e Paraguai (4ª colocada).
Conmebol e Concacaf também irão organizar uma competição centralizada de clubes no estilo “final four”, envolvendo os melhores das respectivas confederações. Os quatro participantes serão escolhidos através das copas continentais promovidas pelas confederações. A primeira edição do torneio deve ocorrer já em 2024.
Para reflexão
“Ser mulher e gostar de futebol é gostar de um esporte que nos detesta”.
Frase emblemática (e realista) de Milly Lacombe, um dos melhores textos do jornalismo esportivo brasileiro atual.
(Coluna publicada na edição do Bola deste domingo, 29)