Fifa apresenta Al Hilm, a bola oficial das duas últimas fases da Copa do Mundo

  • Al Hilm, que significa “o sonho” em árabe, conta com um desenho gráfico único, que a diferencia da bola Al Rihla, usada até o momento no torneio
  • Al Hilm será a bola oficial das semifinais e da final
  • Assim como Al Rihla, Al Hilm contará com a tecnologia “Connected Ball”, que se mostrou um sucesso ao tornar as decisões semiautomatizadas sobre o impedimento mais rápidas e precisas

A Fifa apresentou hoje a Al Hilm, a bola oficial do jogo para as semifinais e a final da Copa do Mundo do Catar. Al Hilm, que significa “o sonho” em árabe, sucede a bola oficial da fase de grupos, Al Rihla, ou “a travessia”. Utilizando os mais recentes avanços tecnológicos no design, Al Hilm também conta com a inédita tecnologia da bola conectada (“Connected Ball”) da Adidas, que se mostrou importante para ajudar a arbitragem a tomar decisões mais rápidas e precisas durante a Copa.

Combinada com dados sobre a posição dos jogadores, a inovação proporciona dados instantâneos à equipe de arbitragem de vídeo, ajudando a otimizar a tomada de decisões para que a experiência dos torcedores seja plena. Ao combinar os dados da bola, capturados por sensores IMU localizados em seu interior, e aplicar a inteligência artificial, a nova tecnologia serve de apoio para o sistema semiautomatizado de impedimento, principalmente ao indicar o exato momento em que a bola é tocada em situações difíceis de observação.

“Com o desenvolvimento da tecnologia da bola conectada, a adidas possibilitou que uma importante camada adicional de informações esteja disponível para a equipe de arbitragem de vídeo. Os dados da bola abrem as portas para novas perspectivas de narrativa para momentos únicos em campo nesta Copa”, disse Johannes Holzmüller, diretor de Tecnologia do Futebol e Inovação da Fifa.

A bola também foi projetada colocando o meio ambiente como prioridade. Todos os componentes foram cuidadosamente considerados e Al Hilm é a primeira bola das semifinais e da final de uma Copa do Mundo feita somente com tintas e colas à base de água.

O design, por sua vez, foi aplicado sobre uma base texturizada de cor dourada que apresenta um sutil padrão triangular, inspirado nos cintilantes desertos da região que rodeia Doha, na cor do troféu da Copa e no padrão da bandeira do Catar.

Deixe uma resposta