Na manhã desta quarta-feira, 21, o professor Luiz Carlos Nascimento Aragão, conhecido como Carlito, foi preso por militares da Aeronáutica no estacionamento da Escola Tenente Rego Barros, na qual ele trabalha como professor há vários anos. Os militares queriam obrigá-lo a retirar o carro do estacionamento em função de carregar nos vidros propaganda do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Como se recusou, recebeu voz de prisão.
Segundo o professor, no mesmo estacionamento, vários carros tinham propaganda de apoio a outro candidato e os seus condutores não foram incomodados pelos militares, fato que demonstra a parcialidade na atitude dos mesmos, segundo ele.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo colégio, informou que a ordem de prisão foi por desacato ao descumprir ordem para retirar o adesivo e a bandeira. Para Carlito, porém, o episódio se configura como perseguição política. Professor de História, servidor civil e atua empregado desde 1996 no colégio Tenente Rego Barros, ele relata que há um mês tem estacionado na área externa do colégio com o carro adesivado, mas nesta quarta-feira foi abordado por militares pedindo que ele retirasse os adesivos porque caracterizariam propaganda eleitoral.
Após o pedido, o professor se recusou a sair do local, mostrando que havia outros carros com adesivos políticos, mas que apenas ele havia sido abordado. Depois de ter ouvido a voz de prisão, o professor resolveu sair do estacionamento e deixou o carro em outro local, mas manteve o adesivo e a bandeira.
“Estou sendo preso por, segundo ele, estar desobedecendo, estar estacionado aqui, quando há um carro com propaganda ali, que está estacionado, outros já saíram. Há um mês que eu estou estacionando. Nunca foi proibido. A escola me autorizou a vir para cá e não lá para dentro. Então, estou sendo preso e quero deixar claro que isso é uma arbitrariedade, isto é uma perseguição política porque eu estou com a bandeira do PT; se eu não estivesse, não teria esse problema”, disse o professor em vídeo gravado após ter recebido a ordem de prisão.
Segundo o advogado Robério D’Oliveira, não houve infração à legislação eleitoral. “Se fosse um adesivo com a imagem de Buda, de Jesus, do Flamengo, não importa, o automóvel é particular e o fato de estacionar em uma repartição pública não infringe a legislação eleitoral. Esse tipo de conduta fere o direito à liberdade de expressão, que consta na Constituição brasileira, que está acima de qualquer esfera, inclusive a militar”, disse.
MUITO me envergonha a atitude desses maus militares.
Aqui na cidade onde moro recebi sugestões de me candidatar a monitor de colégio cívico-militar, invenção do Rato junto com o Bolsa com o fim de doutrinar as crianças. Recusei. Não aceitaria dinheiro nenhum, ainda que a minha vida financeira não seja folgada, para agir contra a minha consciência.
Lamentável esse arbítrio que ocorreu contra o colega professor do Rego Barros, colégio em que estudaram minhas filhas.
Quero ver a cara desses caras quando Lula, novamente, estiver como chefe supremo das Forças Armadas e tiverem que fazer continência para o presidente mais popular da história brasileira.
E no dia 2 de outubro, Lula presidente 13!