O sonho acabou. As últimas esperanças de conquista do acesso pelo PSC caíram por terra na noite deste sábado, em Natal. A equipe foi eliminada ao perder para o ABC por 1 a 0, no estádio Frasqueirão, pela 5ª rodada do quadrangular da Série C. Após três derrotas nas primeiras rodadas, o time havia recuperado a confiança ao vencer o Figueirense na 4ª rodada. Precisava de um milagre para conseguir subir de divisão, mas a tão esperada vitória diante do ABC ficou apenas na intenção.
O PSC foi tímido, amedrontado até, na maior parte do jogo. Desde os primeiros minutos, o time foi dominado pelo ABC, que tomava todas as iniciativas, mas não acertava o pé nas finalizações. Num raro ataque, desperdiçou uma excelente chance para abrir o placar após a bola desviar no zagueiro Naylor. Com Wesley improvisado na lateral direita e tendo somente Robinho e Marlon no ataque, o Papão pouco incomodava e aceitava o domínio do adversário.
Na etapa final, o ABC continuou sufocando em busca do gol, enquanto o PSC se encolhia, mesmo com a presença de Danrlei no ataque. Aos 22′, em lance iniciado por Daniel Vanssan na esquerda, a bola sobrou limpa para o ex-azulino Guilherme Garré (que havia acabado de entrar) mandar para as redes, sem sofrer combate dos zagueiros. Só então o técnico Márcio Fernandes resolveu abandonar um pouco mais a cautela, trocando o volante Mikael por Dioguinho. Detalhe curioso: Dioguinho não era escalado desde os primeiros jogos da Série C.
Atordoado com o gol, o Papão tentou sair em busca da igualdade. Teve até uma grande oportunidade, com Danrlei, mas o cabeceio à esquerda da trave. Depois disso, só deu ABC, que explorava os contra-ataques e a avenida aberta pelo lado esquerdo da zaga do PSC. A partir dos passes de Garré, Jefinho chegou com perigo várias vezes. Por pura sorte, o PSC não sofreu o segundo gol.

Com o resultado, o ABC chegou a 11 pontos e garantiu o acesso à Série B 2020, conquista muito festejada pela torcida alvinegra presente ao estádio Frasqueirão. Vitória e Figueirense jogam neste domingo na disputa pela segunda vaga do acesso.
E o pulso parou de pulsar.