
Bicampeão carioca pelo Botafogo em 1961 e 1962, o ex-jogador Amoroso faleceu nesta sexta-feira (16), a um dia de completar 85 anos de idade, em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio. José Amoroso Filho começou a carreira no Botafogo e atuou na equipe histórica do Glorioso que tinha Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Didi, Manga, Amarildo, entre outros craques da história do futebol brasileiro.
Amoroso foi ídolo da torcida do Remo pelas marcantes atuações nas temporadas de 1967 e 1968, quando ajudou o Leão a conquistar o título estadual, além do título do Norte em 1969. Foi protagonista também no histórico amistoso com o grande Benfica de Eusébio, no Baenão, marcando o gol azulino no empate de 1 a 1.
Sua morte foi lamentada por dirigentes que conviveram com ele no Remo, como Ronaldo Passarinho, que destacou o profissionalismo e a educação de Amoroso. Foi um dos maiores atacantes da história do Remo, segundo Ronaldo (na foto abaixo, com Amoroso, à direita).

Ele também foi bicampeão carioca de aspirantes pelo Botafogo, em 1958 e 1959, tendo sido o artilheiro do time em ambas as edições. Foram no total 65 gols em 156 partidas pelo Glorioso, segundo informações do historiador alvinegro Pedro Varanda.
Além dos dois títulos estaduais, Amoroso conquistou dois Rio-São Paulo (1962 e 1964), um Torneio Início (1962), Quadrangular de Bogotá (1960), Torneio Internacional da Costa Rica (1961), Torneio Pentagonal do México (1962) e Torneio Jubileu de Ouro da Associação Boliviana de Futebol (1964).
Além do Botafogo, Amoroso atuou pelo Fluminense, pelo qual foi campeão e artilheiro do Campeonato Carioca de 1964, com 19 gols. O centroavante ainda defendeu o Campo Grande (RJ).