Rádio é ouvido por 80% da população, informa Ibope

Do Comunique-se

rádio - audiência - kantar ibope media - tudorádio - capa - pixabay

Meio de comunicação com grande audiência e de credibilidade. Assim pode ser considerada a mídia radiofônica brasileira. É o que mostram os dados revelados na última semana pelo projeto Mix de Mídia, a partir de levantamento realizado pela Kantar Ibope em 13 localidades espalhadas pelo país. As informações são do TudoRádio, site parceiro do Portal Comunique-se.

De acordo com a pesquisa, o meio rádio é acompanhado por 80% da população brasileiro. Montante que representa crescimento de 20% no comparativo com o ano passado. Além disso, o levantamento registrou que 10% do público vai além do AM e do FM e acompanham pelo menos alguma web rádio em atividade no país.

Num ambiente em que cada vez fala-se mais em fake news, o rádio se destaca positivamente. No indicador credibilidade, o meio de comunicação deu um salto de 2020 para 2021. Na pesquisa da Kantar Ibope realizada no ano passado, 48% dos entrevistados afirmaram que confiavam na mídia radiofônica. Agora, esse número foi para 69%. Crescimento de 21 pontos percentuais.

“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias”, analisou o professor e pesquisador de comunicação Fernando Morgado, em contato com o TudoRádio. “Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”, prosseguiu o especialista que, entre outras obras, é autor dos livros Silvio Santos – a trajetória do mito e Comunicadores S/A.

Das 13 praças (localidades) analisadas pela Kantar Ibope para a mais nova edição do Mix de Mídia, a Região Metropolitana de Belo Horizonte lidera no percentual de ouvintes. Segundo o levantamento, 89% da população da Grande BH é parte da audiência do meio radiofônico. Na sequência estão a Grande Porto Alegre e a Grande Florianópolis, com 85% cada. Com 84%, as regiões de Fortaleza e Curitiba completam o top 5 no quesito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s