Esperança

Por Heraldo Campos (*)

Outro dia, meu amigo Heitor de Assis Junior que escreve (e muito bem) para o democrático blog do Cacá Medeiros Filho comentou num e-mail que me enviou que “o verdinho é uma ninfa de gafanhoto e não um grilo”, se referindo à foto que usei para ilustrar a pequena crônica “Grileiros de condomínio” que pode ser vista nessa direção no blog:

http://cacamedeirosfilho.blogspot.com/2020/11/grileiros-de-condominio.html?view=magazine

Num rebote a esse e-mail recebido perguntei se “a ninfa de gafanhoto é uma grila ou é outro bicho?”, tentando entender onde havia pisado na bola e cometido o erro na ilustração do texto publicado.  Em seguida, voltei na Internet para checar isso e a foto utilizada constava como um grilo mesmo, na sua identificação.

Mas não satisfeito, fui aos bons e velhos “Houaiss” e “Aurélio”, “pesados” companheiros no formato de livro e em papel, e encontrei para o grilo no “Houaiss” que é uma designação “comum dos insetos ortópteros da fam. dos grilídeos, que ger. possuem coloração escura e se caracterizam por serem cantores bem conhecidos” e no “Aurélio” que é um inseto “ortóptero, da subordem Grylloidea, de coloração geralmente parda ou escura, com antena muito mais longa que o corpo.”

Sobre o gafanhoto o “Aurélio” diz que esse inseto é “da ordem dos ortópteros, subordem Acridoidea, o qual se distingue das esperanças e dos grilos por ter antenas mais curtas do que o corpo e pernas anteriores semelhantes às do par médio”.

Como nunca tinha ouvido falar dessas “esperanças”, depois dessa busca nos dois dicionários, comentei com a patroa o assunto e perguntei se ela conhecia as tais “das esperanças”.

Ela me disse que sim, que era um bicho bem verde, bonito e aí emendei todo sabidão e entendido do assunto: “nesse caso, então, é um gafanhoto!”.

Nesse momento, para não dar outra pisada na bola, voltei ao “Aurélio” e encontrei para esperança o seguinte: “inseto ortóptero, da subordem Tettigonidea, de antena setácea, geralmente mais longa que o corpo”.

Ainda segundo a lembrança da patroa, ela me disse que “não vê há muito tempo a esperança, que anda desaparecida, assim como as abelhas e as boas notícias”.

Depois disso tudo e antes de começar a escrever essa pequena crônica, para completar, o amigo Heitor enviou outro e-mail esclarecendo que “O grilo é marrom quase preto e tem hábitos noturnos, vive semi-enterrado, comem vegetais, os vegetais em decomposição e até fungos, daí comerem o papel que também é celulose como a maior parte dos tecidos vegetais.”

Ou seja, se entendi direito, são três bichos diferentes, talvez primos, e espero ter acertado dessa vez, na foto que ilustra essa pequena crônica, com a esperança correta.

E por falar em esperança, na última segunda-feira 23/11/2020, assisti o Guilherme Boulos no programa Roda Vivo da TV Cultura. Ele falou várias vezes em esperança, no que poderia ser a sua administração na prefeitura de São Paulo em 2021, junto com a ex-prefeita Luiza Erundina, caso vençam a eleição municipal. 

Assim, como tenho esperança que de fato isso aconteça cito aqui um pequeno trecho de “Uma esperança” de Clarice Lispector: “Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.”

*Heraldo Campos é Graduado em geologia (1976) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Mestre em Geologia Geral e de Aplicação (1987) e Doutor em Ciências (1993) pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo – USP. Pós-doutor (2000) pelo Departamento de Ingeniería del Terreno y Cartográfica, Universidad Politécnica de Cataluña – UPC e pós-doutorado (2010) pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – USP. Postado há 2 days ago por Cacá Medeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s