Noite de decisão para o Papão

POR GERSON NOGUEIRA

Imagem

Para o confronto diante do Vila Nova-GO, hoje à noite, no estádio Jornalista Edgar Proença, o técnico Matheus Costa bem que poderia analisar o VT da partida entre o time goiano e o Remo, em Belém. Naquela ocasião, o Vila jogou ofensivamente em boa parte do tempo e quase saiu vencedor. O placar final foi 0 a 0, mas os encarnados foram superiores, principalmente quanto à distribuição em campo.

Com base no que o Vila mostrou naquela ocasião, o PSC pode ser estruturado para evitar surpresas. O time que tem ido a campo ainda guarda muita semelhança, na escalação e na forma de jogar, com o que Hélio dos Anjos comandou por mais de um ano.

Matheus Costas, que assumiu a equipe há três rodadas, precisa imprimir sua marca. A essa altura, ainda mais em casa, não é possível se cercar de excessos defensivos. Cautela é importante, mas a prioridade agora é vencer. Afinal, caso não consiga os três pontos, o Papão ficará ainda mais distanciado dos ponteiros do grupo A.

O êxito do Papão na partida decisiva deste domingo dependerá muito da capacidade de controlar o meio-campo, da utilização dos laterais como armas ofensivas e da aceleração das jogadas. Exatamente tudo o que o time não conseguiu mostrar nas últimas partidas.

O maior obstáculo para dominar a meia cancha é conseguir levar a melhor sobre Emanuel Biancucchi, meia-atacante que coordena todas as saídas do Vila e sempre vai à frente para finalizar. Habilidoso e bom chutador, o argentino merece atenção. Não pode desfrutar de muito espaço para jogar. Saem de seus pés as ações mais criativas da equipe goiana.

Além de Biancucchi, o experiente Henan é outro trunfo ofensivo importante, principalmente nas bolas aéreas. Movimenta-se pelos lados e sabe jogar infiltrado na área. Se não puder atuar (recupera-se de lesão) deve ser substituído por Rodrigo Alves ou Gilsinho.

Durante os treinamentos da semana, ficou a dúvida quanto à formação do PSC no meio-campo. A única certeza é que Uchoa volta. Serginho e Calbergue disputam a função de segundo volante. A armação deve ficar com Juninho ou Alex Maranhão.

Na linha de ataque, Nicolas e Vinícius Leite têm escalação garantida, mas pela direita a vaga está em aberto. Uilliam Barros era o titular até o Re-Pa, foi mantido contra o Santa Cruz, mas não conseguiu render. Elielton tem entrado e funcionado bem, principalmente porque é um velocista, abrindo alternativas para Nicolas, que fica mais centralizado.

Com 11 pontos na classificação, ocupando a sétima posição, o PSC não pode correr o risco de um tropeço, que comprometeria até os cálculos mais otimistas de classificação.

Para passar à próxima fase, a linha de corte é 28 pontos – pode até subir um pouco em função da baixíssima pontuação do Imperatriz. Para alcançar esse total, os bicolores precisam somar 17 pontos em 24 disputados. Tarefa espinhosa, mas não impossível, desde que o dever de casa seja cumprido.

E isso já vale para o jogo de hoje.

Depois de grande alarido, MP do Mandante morre em silêncio

Rendeu muita polêmica, abriu uma cisão entre os grandes clubes e acaba por morrer em silêncio: a Medida Provisória 984, mais conhecida como MP do Mandante, perdeu a validade nesta sexta-feira (16). Apesar do apoio entusiasmado do presidente Jair Bolsonaro, idealizador da proposta como forma de atingir a Globo, a MP não foi votada no Congresso Nacional e perdeu efeito.

Volta a valer a regra da Lei Pelé. O clube que deve sentir mais impacto é o Athletico-PR, que estava usando a MP a seu favor. Sem contrato com a Globo no pay-per-view, o Furacão aproveita para comercializar livremente a exibição de seus jogos.  

A mudança estabelecida pela MP do mandante em relação aos direitos de transmissão é que os donos da casa passavam a ter o direito exclusivo. Pelo previsto na Lei Pelé, os dois times têm o mesmo direito. Portanto, para transmitir o jogo, a TV precisa fechar contrato com ambas as equipes.

Clubes que se posicionaram contra a MP – Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Internacional e São Paulo – saem, em tese, favorecidos. Os demais apoiaram a medida com sofreguidão, casos de Flamengo, Palmeiras, Athletico, Ceará, Fortaleza, Santos e Inter, que chegaram a reunir com Bolsonaro para hipotecar apoio.

A dúvida que se estabelece agora é se haverá uma reedição da medida ou se a perda de validade foi proposital.

Cruzeiro convoca velho comandante para evitar a queda

O veterano treinador, cujas últimas experiências deixaram muito a desejar, foi resgatado de seu exílio voluntário nos Pampas para assumir o desafio de salvar o Cruzeiro do vexame de cair para a Série C. Felipão havia sido demitido pelo Palmeiras no ano passado, após um baile diante do Flamengo de Jorge Jesus, e desde então havia mergulhado em silêncio monástico.

A diretoria do Cruzeiro, que andava dando tiros a esmo e levando invertida de vários técnicos sondados, decidiu mirar no gaúcho e foi bem sucedida. Para isso, precisou oferecer um pacote salarial alto para os padrões da Série B e uma garantia fundamental: os ganhos da comissão técnica de Scolari serão bancados pelo patrocinador master do clube.

Felipão exigiu que o clube não atrase salários. Sabe, pela vasta experiência, que jogador insatisfeito é capaz de incontáveis diabruras. Assume na próxima rodada sem prometer o acesso. A meta é salvar a Raposa. Voltar à Série A, levando em conta a pífia campanha, será quase um milagre.

Bola na Torre

Guilherme Guerreiro comanda a atração a partir das 22h, na RBATV. Em debate, as rodadas da Série C e da Série D. Participações de Giuseppe Tommaso e deste escriba de Baião, com direção de Toninho Costa. 

(Coluna publicada na edição do Bola deste domingo, 18)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s