Manto oficial de Nazaré é inspirado no brilho do sol

Imagem

“Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de 12 estrelas”. O versículo 1, do capítulo 12 do livro bíblico do Apocalipse, inspirou o manto que cobre a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2020, apresentado pela Arquidiocese de Belém nesta sexta-feira (09).

A apresentação do manto é um dos momentos mais aguardados da festividade em homenagem à padroeira. A Basílica Santuário de Nazaré, que tradicionalmente estaria lotada para o evento, ficou com as portas fechadas, apenas com a participação restrita de membros da Diretoria da Festa, vigários episcopais e profissionais de imprensa.

Após a missa celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira, as luzes se apagaram e a imagem com o novo manto foi erguida. “Tenho certeza que o manto de Nossa Senhora de Nazaré nos cobriu com seu amor. Os nossos sofrimentos não foram tão grandes como poderiam ser porque o povo daqui se dirigiu a Ela com muita confiança”, afirmou.

A simbologia do manto foi materializada em uma peça de cetim de seda pura italiana, branco, ornamentada com renda francesa, vidrilhos, cristais, pérolas e outros materiais. O dourado e o azul remetem ao céu e ao brilho do sol. A coroa rodeada de 12 estrelas está na parte de trás, sobre dois anjos e a lua. As pontas do manto se conectam a um broche em formato de cruz, em prata e ouro branco cravejado. Como ocorre todos os anos, o manto foi doado por um casal voluntário.

Imagem

Durante a cerimônia de apresentação do manto, a tradicional corda dos promesseiros foi entregue a cada um dos oito vigários episcopais, que representam as 95 paróquias da Região Metropolitana de Belém. “Não tínhamos condições de fazer o uso da corda, este grande e bonito ícone do Círio, como costumamos todos os anos. Dividimos, para que cada um receba uma parte e circunde uma imagem da Santa, no domingo. Assim, vamos construir um grande rosário formado por essas contas que se unem em oração”, explicou Dom Alberto Taveira.

Mesmo de portas fechadas, a Basílica Santuário atraiu várias pessoas, que ficaram na área externa. O coordenador do Círio 2020, Albano Martins, pediu moderação aos fiéis. “Seria uma ingenuidade acreditar que todos ficariam em casa, e deixariam de cumprir o trajeto. A fé é uma coisa pessoal. São promessas e obrigações que cada um sente em gratidão a Nossa Senhora. Mas acreditamos que conseguimos, junto com a Arquidiocese e os órgãos de segurança, criar uma ambiência positiva e segura. Pedimos ao romeiro que decidir por esse trajeto que o faça de maneira tranquila, sem aglomeração, compreendendo que alguns limites estão colocados. Pedimos que o espírito seja de cuidado, introspecção e atenção com a saúde de cada um”, enfatizou o coordenador.

Imagem

BANPARÁ APOIA – O Círio 2020, uma realização do Governo do Pará, Arquidiocese de Belém e Prefeitura de Belém, foi reformulado. “Contamos com o auxílio inestimável dos correalizadores. O Governo do Estado foi incansável nos ajudando com os órgãos de segurança. O próprio sobrevoo é uma gentileza do Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública) e da Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social). Agradecemos pela parceria nesse Círio histórico, cujo slogan mesmo diz: Fé Sem Distâncias”, frisou Albano Martins.

Com as mudanças impostas pela pandemia, a Diretoria promove o Círio Virtual, com transmissão dos principais eventos da festividade. A programação está sendo retransmitida pela TV Cultura, tendo o Banco do Estado do Pará (Banpará) como um dos apoiadores. “Agradecemos a sensibilidade da presidência do Banpará. Num ano difícil, no qual chegamos a antever uma situação delicada nas finanças do Círio, mesmo assim nossos patrocinadores não nos faltaram”, ressaltou o coordenador. (Com informações da Agência Pará)

Um comentário em “Manto oficial de Nazaré é inspirado no brilho do sol

  1. Só discordo do fechamento da casa de Deus, foi e é, através da oração que muitos tem se curado e sobrevivido a essa pandemia, ser prudente não é privar o povo daquilo que mantém vivo a sua Fé, mas educa-lo para esses tempos anormais, ministério público não pode interferir na igreja, principalmente privando o povo de visitá-la, especialmente neste momento único que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, temos a guarda de Nazaré, policiais e voluntários que poderiam muito bem organizar as filas, mantendo-se a distância entre as pessoas, entrando por um lado da igreja e saindo pelo outro, uma visita de passagem apenas para saldar a imagem original dentro do santuário. Igreja com as portas trancadas é fechar as portas do céu para os pobres e humildes pecadores. Nossa Senhora de Nazaré, Rogai por nós! Fica o meu repúdio contra essa medida. Viva o Círio sempre de portas abertas a todos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s