Professores da UFPA decidem não retomar as aulas em 2020

Em assembleia geral virtual realizada na quinta-feira, 16, os professores da UFPA decidiram não retornar às atividades presenciais até o final deste ano, enquanto perdurar a pandemia da covid-19. A decisão foi tomada em assembleia convocada pela Adufpa. Os docentes também se posicionaram contra o ensino remoto e defenderam o cancelamento do segundo período letivo de 2020.

As posições definidas na assembleia serão defendidas pela entidade no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e na Comissão da Universidade que analisa o trabalho remoto e o retorno das atividades.

Professores da Ufpa decidem pelo cancelamento de segundo período letivo e as atividades continuam suspensas até o fim do ano - Crédito: Divulgação Ufpa

A discussão na assembleia durou mais de cinco horas, quando os professores reafirmaram a defesa da vida e manifestaram a preocupação com as condições de trabalho, de ensino e de saúde dos docentes e da comunidade universitária no período da pandemia.

Na avaliação da categoria, não há segurança para o retorno das atividades presenciais ainda neste ano. Uma comissão foi formada para monitorar e analisar as condições de trabalho na universidade. A UFPA não se manifestou oficialmente sobre a decisão dos docentes.

ESCOLAS PARTICULARES

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Pará (Sinepe) divulgou um protocolo sanitário para o retorno das aulas presenciais já no dia 3 de agosto. O sindicato depende ainda da autorização das autoridades competentes para confirmar a data de retorno. A rede, que atende cerca de 400 mil estudantes no Estado, está com atividades presenciais suspensas desde o dia 18 de março. 

Segundo o documento, o retorno dos alunos deve ser gradativo: primeiro, com 25% do total das turmas, subindo em seguida para 50%, até atingir a capacidade máxima das salas de aulas. Além das mudanças no ambiente escolar, devem ser feitas mudanças pedagógicas para atender aos alunos do grupo de risco ou aqueles que optarem por estudar em regime remoto.

Deixe uma resposta