O técnico Tite convocou hoje a seleção brasileira para os primeiros jogos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O treinador chamou três jogadores do Flamengo: Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro. Além de Everton Ribeiro, do Fla, outra novidade é a convocação do volante Bruno Guimarães, do Lyon.

Em entrevista coletiva, o treinador negou qualquer contato com o clube carioca para falar sobre a convocação de três jogadores. “Não (teve negociação) com clubes, com nenhum, clube, como critério, é um início de Copa do Mundo, uma responsabilidade muito grande, um acompanhamento muito grande e de escolhas. [Temos] Autonomia de escolhas dos atletas”, afirmou.
A seleção estreia nas Eliminatórias no dia 27 de março, contra a Bolívia, em Recife. No dia 31, a equipe joga contra o Peru, em Lima. No total, Tite chamou 24 atletas, um a mais do padrão, por conta da suspensão que o atacante Gabriel Jesus tem de cumprir na partida contra os bolivianos, por conta de um cartão vermelho recebido na final da Copa América 2019.
Goleiros – Ederson (Manchester City-ING), Ivan (Ponte Preta), Weverton (Palmeiras).
Laterais – Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus-ITA), Alex Sandro (Juventus-ITA), Renan Lodi (Atlético de Madri-ESP).
Zagueiros – Eder Militão (Real Madrid-ESP), Felipe (Atlético de Madri-ESP), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Meio-campistas – Arthur (Barcelona-ESP), Casemiro (Real Madrid-ESP), Bruno Guimarães (Lyon-FRA), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool-ING), Coutinho (Bayern de Munique-ALE).
Atacantes – Bruno Henrique (Flamengo), Everton (Grêmio), Gabigol (Flamengo), Neymar (Paris Saint-Germain-FRA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Richarlison (Everton-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING).
As Eliminatórias serão disputadas em 18 rodadas, com a primeira acontecendo no próximo dia 27 de março e a última no dia 16 de novembro de 2021. A competição é disputada pelas dez seleções sul-americanas filiadas à Conmebol: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Elas se enfrentam em dois turnos, em pontos corridos.
Classificam-se para o Mundial as quatro seleções melhores colocadas. A quinta colocada ainda terá a chance de classificação através de um playoff de repescagem intercontinental.
SELEÇÃO OLÍMPICA
O técnico André Jardine convocou hoje a seleção brasileira olímpica para partidas de preparação para os Jogos de Tóquio. Destaque para as presenças de Lucas Paquetá, do Milan, e Vinicius Junior, do Real Madrid. A equipe brasileira, no entanto, não sabe quando e contra quem vai jogar.
As partidas seriam disputadas contra Coreia do Sul e Egito nos Emirados Árabes, mas as partidas foram canceladas devido ao coronavírus. A Confederação Brasileira de Futebol trabalha para encontrar novos rivais.