Pranto por um grande amigo

Guilherme Augusto Pereira de Souza, 71 anos, um dos grandes nomes do jornalismo paraense, morreu ontem à tarde, em Belém, após complicações causadas por um aneurisma da aorta.

Profiional competente e resspeitado, Guilherme era muito querido no meio jornalístico. Bom papo, dono de verve implacável, que se refletia no textos de ua pretigiada coluna no DIÁRIO DO PARÁ.

Para alguns, era o Pereirinha e outros o chamavam de Anjo Barroco. Independentemente do apelido carinhoso, era uma referência profissional e de caráter. Trabalhou, sempre em destaque, em redações de jornal e de emissoras de TV – Cultura e RBA – por mais de cinco décadas.

“Com a partida do Guilherme Augusto o Jornalismo do Pará perde um de seus maiores talentos e, eu, um amigo de copo e de cruz. Que Deus, com seu cajado e sua misericórdia, te acompanhe, Guilherme, pelos caminhos do vale das sombras”, escreveu o repórter Ronaldo Brasiliense nas redes sociais lamentando a partida do velho companheiro.

Não gosto de despedidas, menos ainda de necrológios, mas a amizade que Guilherme sempre honrou me obriga a esse doloroso texto. Trabalhamos juntos na antiga redação do DIÁRIO, na Gaspar Vianna. Guilherme foi um dos primeiros redatores do Repórter Diário, principal coluna do jornal.

Anos depois, quando assumi a direção de Redação, já escrevia sua caprichada coluna diária nas páginas do jornal. Na RBATV, tive a honra de ser entrevistado por ele em três ocasiões, no programa Mais, falando sobre futebol e jornalismo.

Nos últimos dias, os boletins passados diligentemente por seu filho Apoena davam a esperança de que pudesse vencer os problemas de saúde. No meio da semana, completou 71 anos, sob as orações e boas vibrações de amigos e parentes.

Ontem à tarde, após positivas notícias matinais, veio o informe sobre sua partida. O velório acontece durante a noite, na capela Max Domini (rua José Bonifácio, 1550). O enterro será neste sábado, às 10h30.

Descanse em paz, amigo Guilherme!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s