
Depois da missa celebrada no trapiche do distrito de Icoaraci (foto), pouco antes das 9h deste sábado (12), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada ao navio da Marinha “Garnier Santiago” para o início da terceira romaria da quadra nazarena: o Círio Fluvial pelas águas da baía do Guajará.
O Grupamento Fluvial da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deram apoio à Marinha na organização e segurança do Círio das Águas. No total, 23 embarcações e 105 homens das força de segurança estadual atuaram no controle das embarcações que acompanharam a romaria.
No total, 307 embarcações foram cadastradas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental para participarem do Círio Fluvial. A romaria ocorre desde 1986, a partir de uma ideia do jornalista e historiador Carlos Rocque. Não foram registrados acidentes entre barcos.
Após cerca de 1h50 de Círio, a imagem da padroeira chegou à escadinha do cais ao lado da Estação das Docas, às 10h55, de onde foi conduzida com cortejo de motociclistas até o Colégio Gentil Bittencourt. À tardinha, sairá em direção à Catedral Metropolitana na tradicional procissão da Trasladação. (Foto: Gabriel Buenaño)