Afastado pela Justiça por tortura em presídios, ex-coordenador participa de evento com Moro

Afastado do cargo de coordenador da intervenção federal nos presídios do Pará desde o último dia 2 de outubro, por uma decisão da Justiça Federal, o agente penitenciário Maycon Cesar Rottava participou de evento no estado ao lado do ministro da Justiça, Sergio Moro. O ministro esteve na região para acompanhar o trabalho da força-tarefa colocada sob a responsabilidade de Rottava.

Reportagem publicada pelo GLOBO nesta terça-feira revelou os detalhes da ação de improbidade movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que aponta um amplo quadro de tortura nos presídios desde o início da intervenção federal. O documento estava sob sigilo até a decisão da Justiça Federal que determinou o afastamento do coordenador do grupo. Também nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro chamou a denúncia de ‘besteira’.

Na ação de 158 páginas, assinada por 17 dos 28 procuradores da República no Pará, o MPF apontou um quadro generalizado de tortura nos presídios desde o início da intervenção autorizada por Moro.

O juiz federal Jorge Ferraz Júnior enxergou elementos suficientes para acatar o pedido do MPF de afastar Rottava do cargo de coordenador da força-tarefa de intervenção penitenciária. Mesmo assim, cinco dias depois da decisão, o agente participou do evento oficial com o ministro da Justiça.

(…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s