Atos em defesa da Amazônia mobilizam cidades do Brasil e do exterior

9c0e9132-1ee1-4957-bd15-582a43df74ec

Mais de 60 cidades do Brasil e do mundo realizam neste fim de semana manifestações contra o aumento do desmatamento e as queimadas na Amazônia, que cresceram 84% nos primeiros meses de governo do presidente Jair Bolsonaro, autointitulado “Capitão Motosserra”, em comparação com o mesmo período de 2018.

Nesta sexta-feira, os atos foram realizados em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Atalanta (SC). No sábado, os atos ocorrem em Belém, Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP), Porto Velho (RO) e Natal (RN). Já no domingo, novos protestos estão previstos no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM).

Manifestações também estão marcadas para acontecer em ao menos 17 cidades de 12 países, entre eles Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Uruguai. No topo dos trending topics do Twitter, internautas também criticam a atuação do presidente brasileiro com #ActForTheAmazon.

Os atos ocorrem após fazendeiros promoverem o que foi batizado pelas lideranças do agronegócio como o “Dia do Fogo”, um ato coordenado de queimadas ao longo da BR-163, no sudoeste do Pará, como espécie de apoio às declarações de Bolsonaro de ataque a ONGs e entidades ambientalistas.

b90cd5fe-5156-4273-bc43-2a29b9beb5b9

Em Belém, o ato de protesto contra o desastre ambiental na Amazônia começou com concentração na Praça da República, a partir das 8h deste sábado. Às 10h30, cerca de quatro mil pessoas saíram em caminhada pela avenida Presidente Vargas, Boulevard Castilhos França, Ver-o-Peso e Praça do Relógio.

O ato se encerrou em frente ao histórico relógio, onde lideranças indígenas, sindicalistas e estudantes fizeram pronunciamentos defendendo políticas de preservação da floresta, pedindo a demissão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e contra as decisões do governo federal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s