General é alvo da PF em investigação de fake news contra o STF

20190416105035865753e

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), expediu oito mandados de busca e apreensão no inquérito sigiloso que apura ataques a integrantes a corte. Um dos alvos é o general da reserva do Exército Paulo Chagas, que foi candidato a governador do Distrito Federal pelo PRP em 2018. A operação foi deflagrada um dia após Alexandre de Moraes censurar o site O Antagonista e a revista digital Crusoé, do mesmo grupo editorial, que haviam publicado reportagem que associava o presidente do Supremo, Dias Toffoli, a esquema de corrupção envolvendo a Odebrecht investigado na Lava Jato.

Relator do inquérito que apura ameaças, calúnias e difamações contra ministros do Supremo, Moraes atendeu a pedido de Toffoli ao censurar os dois sites Toffoli diz ser alvo de fake news (notícia falsa).

Há cerca de um mês, o militar fez críticas ao Supremo por meio do Twitter. Ele não estava em casa na hora que as equipes policiais chegaram. Por meio das redes sociais, ele relatou que as equipes chegaram pouco depois das 6 horas desta terça-feira (15/4).

20190416081015971643e

Em tom debochado, o general escreveu no Twitter que a busca e apreensão em sua casa é sinal de que “estão lendo o que escrevo” e ainda lamentou não estar em casa para receber os agentes federais.

As ações do STF já provocam reações disparatadas no Congresso. O deputado Vinicius Poit (Novo-SP) apresentou na Câmara um projeto de lei que tira do Código Penal os crimes de injúria e difamação. Para o parlamentar, apurações dos chamados crimes contra a honra têm sido usadas, inclusive pelo STF, para reprimir o debate público, ameaçando jornalistas e formadores de opinião com prisão. Ele teve essa ideia por achar que a punição a Danilo Gentili, que insultou a deputada Maria do Rosário (PT), foi “desproporcional”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s