Beatles no telhado, há 50 anos

beatles-rooftop-1969

Há exatos 50 anos, em 30 de janeiro de 1969, os Beatles faziam seu último show em Londres. A lendária apresentação aconteceu no telhado da Apple Corps e tornou-se um dos momentos mais marcantes da história do rock. Constituiu-se na despedida (não programada) mais cultuada da música pop, revestida de estilo inovador, como sempre foi a icônica banda de Liverpool.

Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr e o tecladista Billy Preston fizeram uma apresentação surpresa no telhado da sede da gravadora Apple, no centro comercial da capital inglesa.

O show durou 42 minutos e o set list incluiu nove takes de cinco canções –“Get Back”, “Don’t Let Me Down”, “I’ve Got a Feeling”, “One After 909” e “Dig a Pony”– antes de ser interrompido pela Polícia Metropolitana. Cenas do show foram usadas posteriormente no documentário “Let It Be”, de 1972, e gravações de “I’ve Got a Feeling”, “One After 909” e “Dig a Pony” entraram no LP de mesmo nome.

Não se sabe de quem foi a ideia do show, mas consta que a decisão foi tomada poucos dias antes. De acordo com o livro “The Complete Beatles Chronicle”, de Mark Lewisohn, George trouxe Preston na esperança de que um músico de fora pudesse ajudar o grupo a manter o foco.

“Havia um plano para tocar ao vivo em algum lugar. Estávamos pensando para onde poderíamos ir –Ah, o Palladium ou o Sahara’. Mas teríamos que levar todo o equipamento, então decidimos: ‘Vamos subir no telhado'”, conta Ringo no livro “The Beatles Antology”.

Quando os Beatles começaram a tocar, houve comoção entre os espectadores que passavam pela rua, cinco andares abaixo, muitos dos quais em horário de almoço. Quando a notícia se espalhou, uma multidão se formou nas ruas e nos telhados dos prédios próximos, e a polícia avaliou que o show estava causando problemas de barulho e trânsito.

A polícia teve que ameaçar os funcionários da Apple de prisão para serem admitidos dentro do prédio e a banda continuou tocando por vários minutos após a chegada dos policiais. Paul improvisou a letra de “Get Back” para falar da situação: “Você está brincando no telhado de novo e sabe que sua mãe não gosta, ela vai mandar te prender!”. Com a conclusão de “Get Back”, o show terminou e John agradeceu: “Quero agradecer em nome do grupo e de nós todos e espero que tenhamos passado no teste”.

O quarteto de Liverpool ainda gravaria mais um álbum de estúdio, “Abbey Road”, mas a banda terminou oficialmente em novembro de 1969 sem fazer outro show.

Foi um final apoteótico. Tudo foi gravado em áudio e película.

Valeu enquanto durou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s