Viva a Águia Guerreira!

45cda822-e6f0-4f8b-b7dd-81f4a86d2237

Bicampeã brasileira de futebol, a Tuna Luso Brasileira comemora 116 anos de existência neste 1º dia de 2019. Glória do esporte paraense e nortista, a Águia Guerreira foi fundada em 1903. O clube passou por outras denominações – Tuna Luso Comercial e Tuna Luso Caixeral – depois de ter sido fundado pelo caixeiro português Manoel Nunes da Silva.

Ancorado no porto de Belém, ele comandava sua orquestra entoando canções para amenizar a saudade de Portugal. Daí a origem do nome Tuna, que significa “grupo de estudantes que viajam por diversas localidades organizando concertos musicas”. O Luso é a homenagem à pátria distante.

Nos primeiros anos, a Tuna era um clube voltado apenas para bailes e eventos musicais. O esporte chegou ao clube em 1906 quando foi criado o departamento náutico, aproveitando a extinção do Yole Club e do Syrio. Na época, a Tuna estava entre os melhores clubes brasileiros de regatas, tendo inclusive conquistado um deca-campeonato, que lhe valeu o honroso título de Rainha do Mar.

Dez vezes campeã paraense, os maiores feitos da Tuna no futebol foram as conquistas do Campeonato Brasileiro da Série B em 1985 e da Série C em 1992.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s