Cinco campeonatos estaduais se antecipam ao calendário da CBF

Campeonato Carioca, assim como na atual temporada, será o primeiro Estadual de 2019 a colocar a bola para rolar. O Cariocão, aliás, começará ainda em 2018, neste sábado antes do Natal. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) é uma das cinco entidades que anteciparão o início de suas competições em comparação ao calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo a entidade nacional “o calendário do futebol brasileiro em 2019 inicia no dia 2 de janeiro, com a abertura da pré-temporada, que terá 18 dias, quatro a mais do que em 2018. Os campeonatos estaduais continuarão a ter 18 datas disponíveis, entre 20 de janeiro e 21 de abril, respeitando a qualificação técnica obtida neste ano e os contratos vigentes”.

O Cariocão realizará a Preliminar com seis clubes. Dois garantirão vagas para as fases principais, marcadas para 20 de janeiro, e os outros quatro lutarão contra o rebaixamento. O Estadual do Rio de Janeiro, no entanto, não será o único a desrespeitar o calendário oficial.

Campeonato Cearense, por exemplo, iniciará a disputa em 6 de janeiro. Ceará e Fortaleza, representantes do estado na Série A do Brasileirão, entrarão apenas na Segunda Fase. Três dias depois do Cearense, o Estadual Potiguar também terá partidas. O Sergipano, outra competição nordestina, terá início em 12 de janeiro.

O caso mais grave talvez seja do Catarinense. Mesmo com clubes na Série A (Avaí e Chapecoense) e na Série B (Criciúma e Figueirense), o Estadual de Santa Catarina estreará em 16 de janeiro. Ou seja, o quarteto não terá os 18 dias de preparação recomendados pela CBF. Há ainda casos de Estaduais que iniciarão após a data cravada pela CBF.

O Distrito Federal terá disputas a partir de 26 de janeiro. Amazonense, Capixaba e Rondoniense, enquanto isso, começarão apenas em fevereiro, no dia 2. Já os Estaduais do Amapá, de Roraima e do Tocantins ainda não divulgaram suas tabelas e nem a data de início dos jogos.

Um comentário em “Cinco campeonatos estaduais se antecipam ao calendário da CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s