Para Amorim, liberdade de Lula será fator de pacificação nacional

images_cms-image-000614461

Entrevistado pela TV 247 nesta semana (confira aqui), o embaixador Celso Amorim, que já foi apontado como o melhor chanceler do mundo, afirmou que a liberdade do ex-presidente Lula será um fator de pacificação nacional. “A prisão de Lula é um símbolo e a imagem do Brasil não vai melhorar enquanto ele não for solto”, diz ele. “Na Europa, o que se diz é que o Brasil prendeu o seu Mandela. Internamente, ele ajudará a pacificar o Brasil, porque ele é um homem de negociação. Lula sempre foi um moderador.”

No depoimento, ele apontou alguns sinais positivos na formação do governo, como a disposição do futuro ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima, de concluir Angra 3. “A usina não gera apenas eletricidade, ela gera a demanda pelas centrífugas nucleares.”

Amorim também falou sobre a parceria estratégica entre Brasil e China, que poderá ser atacada pelo governo de Jair Bolsonaro, que, na política externa, demonstra total submissão aos interesses dos Estados Unidos. “A parceria Brasil-China nasceu ainda no governo Itamar Franco. Eu não defendo que esta associação seja feita acriticamente. Se os chineses querem uma relação privilegiada com o Brasil, também devem estar dispostos a importar produtos de maior valor agregado”, afirmou.

Sobre a cena internacional, ele apontou a revolta dos coletes amarelos, na França, como um sinal de mal-estar com a globalização e comentou ainda o mais recente capítulo da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Em relação à Venezuela, Amorim elogiou as declarações tranquilizadoras do general Mourão, indicando que o Brasil não se envolverá em aventuras.

Um comentário em “Para Amorim, liberdade de Lula será fator de pacificação nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s