“Uma noite de 12 anos”: um filme sobre a resistência à ditadura no Uruguai

uma noite

Nesta quarta-feira (24), às 20h, o filme “Uma noite de 12 anos”, dirigido por Álvaro Brechner, estreia nas sessões regulares do Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP). O longa retrata a solidão e a esperança de quem se opôs ao regime militar no Uruguai.

Durante a ditadura militar no Uruguai, José Mujica (Antonio de La Torre), que viria a se tornar um dos mais admirados presidentes sul-americanos de todos os tempos, Mauricio Rosencof (Chino Darin) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) são presos e juntos enfrentaram uma verdadeira jornada de sobrevivência. Confinados e torturados por mais de 12 anos, sobreviveram às condições mais adversas em nome de suas ideologias.

12 anos

O filme remete qualquer um que não viveu tal experiência para o Uruguai durante o regime militar (1973 a 1985) que prendeu, torturou, despachou para o exílio e assassinou os que se arriscaram a desobedecer. Com quase três décadas de atuação, Antonio de La Torre não pensa duas vezes antes de afirmar que José Mujica foi o personagem mais importante de sua carreira.

Dirigido por Álvaro Brechner, “Uma noite de 12 anos” se passa quase todo dentro das inúmeras prisões ocupadas por Mujica. Suas cenas são claustrofóbicas e agonizantes, mas, acima de tudo, impressionantes. Com as boas atuações, clareza do roteiro e precisão do diretor em mostrar detalhes das torturas sem recorrer para atrocidades gráficas, é comovente acompanhar como algumas pessoas tiveram coragem em lutar por anos.

2.1

Sessões Regulares

“Uma noite de 12 anos”, de Álvaro Brechner (Drama | 2018 |  Argentina, Espanha e Uruguai| 122 min)

Local: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650)

Data: 24, 28, 30 e 31

Hora: 20h

Preço: Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s