Dois cafezinhos, por favor

AC Milan v Manchester United - International Champions Cup 2018

Por José Inácio Werneck

Vai ser reiniciada a Premier League e meu correspondente honorário no Reino Unido, John Brealey, me manda notícias que depois compartilharei com vocês, sobre o Manchester United, time de seu coração, ora dirigido pelo teatral José Mourinho.

A propósito de teatro, John me diz algo que me parece apropriado: a Premier League sem José Mourinho seria como Hamlet sem o príncipe.

O principal jogo da rodada será Tottenham Hotspur x Liverpool, em Londres, mas é importante também assinalar a viagem que o supra-citado Manchester United fará também a Londres para enfrentar o Watford que, surpreendentemente, está na liderança (por pontos ganhos), ao lado do Liverpool e do Chelsea.

Mas as notícias me lembram também minha mais recente passagem por Southampton, no sul da Inglaterra, quando visitei com John a Casa do Brasil, um restaurante de rodízio.

Restaurante muito bom, por sinal, com grande simpatia do gerente, o português Paulo Estiveira, e do “chef”, o brasileiro (capixaba) Antonio Zamprogno.

Mas a mim estava reservada uma surpresa, apesar de meus muito anos nos mais diversos restaurantes pelo mundo afora.

Pedi, ao fim do almoço, dois cafezinhos, para mim e para minha mulher, Dawn. O garçom que nos atendia era cubano, mas falava português. Enquanto dizia “dois cafezinhos”, fiz um gesto com os dedos, indicando que deviam ser pequenos.

Fiz tal esclarecimento porque estou cansado, nos Estados Unidos, de ser servido gigantescos copos ou taças de café, quando quero apenas um cafezinho brasileiro.

Vieram os cafezinhos. Eram os dois mais minúsculos cafezinhos que já vi em minha vida.

Sorvemos os cafezinhos, sem dizer nada, minha mulher e eu, mas fiquei intrigado.

Acabei por decidir investigar todos os tipos de café que você pode ser servido ao fim de uma refeição. E encontrei a resposta.

Os cafezinhos que o cubano nos serviu eram dois ristrettos. O ristretto é um espresso em miniatura. É feito com a mesma quantidade de café em um espresso, mas a metade do volume de água.

Para o cubano, cafezinho, um diminutivo, só pode ser ristretto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s