As razões da Turner para fechar os canais do Esporte Interativo

ei

Tão logo o anúncio do fim das atividades do Esporte Interativo surgiu, repórteres e comentaristas da emissora se manifestaram por meio das redes sociais. O canal demitiu cerca 250 funcionários e sua programação migrará para a TNT e o Space. Apresentador do canal, Alê Gimenes foi um dos primeiros a se manifestar sobre as demissões. “Já diria o poeta: ‘Tristeza não tem fim… Felicidade sim!’ #oSonhoAcabou”, escreveu nas redes sociais.

Quem também se manifestou foi o ex-presidente do do Esporte Interativo, Edgar Diniz. Em seu Facebook, ele afirmou que “um bando de malucos” se juntou para “transformar a vida de milhões de brasileiros através da emoção do esporte” e disse que a história construída jamais será destruída.

O encerramento do Esporte Interativo passaria também pela aquisição da Turner, empresa dona do canal, pela AT&T, gigante de telecomunicações americana e proprietária da operadora SKY. Para se adequar às leis brasileiras, é necessário que o grupo reduza a operação para não ser acusado de abuso de poder econômico. Ficou decidido, então, que não valeria a pena manter uma marca local, como Esporte Interativo, e colocar em risco um acordo mundial. Outros motivos para a decisão foram o corte de custos aliado ao momento de perda de assinantes na TV fechada no Brasil e a baixa audiência (exceto transmissões ao vivo da Champions League).

Uma entrevista de Antônio Barreto, gerente geral da Turner para o Brasil, para Samuel Possebom, do site Tela Viva, esclarece questões importantes a respeito da decisão, anunciada nesta quinta-feira (09), de fechar o canal Esporte Interativo. Em primeiro lugar, Barreto elenca os quatro motivos que levaram à decisão: 1. Retração no mercado de TV por assinatura (houve perda de quase 2 milhões de assinantes nos últimos três anos); 2. Custo crescente dos direitos esportivos; 3. Forte retração no mercado publicitário; 4. Custo de manter os dois canais do EI no ar.

O fim dos canais vai implicar na exibição dos jogos da Champions League e do Brasileirão nos canais TNT e Space. O primeiro tem 14 milhões de assinantes e o segundo cerca de 12 milhões – muito mais que os canais do EI, disponíveis nos pacotes das grandes operadoras por preços mais altos.

Por este motivo, a Turner pretende incluir nos valores negociados do TNT e do Space o custo desse conteúdo esportivo adicional. As operadoras que não se interessarem distribuirão uma versão dos dois canais sem as janelas de esporte na programação. A expectativa da Turner é que, além dos jogos em si, sejam exibidos programas esportivos pelo menos duas vezes por dia nos canais como forma de gerar engajamento de audiência. A Copa do Nordeste não será exibida pelos canais da Turner.

O canal licenciou os direitos de exibição na TV aberta com o SBT, que deve continuar a mostrar a competição. O canal ainda não sabe o que fará com os direitos da série C de futebol e o campeonato de aspirantes da CBF. Sobre a Champions no Facebook, Barreto informou ao site Tela Viva que a Turner está atuando em conjunto com a empresa de Mark Zuckerberg.

Por isso, o conteúdo de Champions adquirido pelo Facebook será exibido por meio da página do Esporte Interativo na plataforma digital. A íntegra da entrevista de Barreto ao jornalista Samuel Possebom pode ser lida aqui. O executivo e o jornalista abordam outras questões importantes, como as implicações no Brasil da fusão da AT&T com a Warner (que é dona da Turner) e a da fusão da Disney (dona da ESPN) com a Fox. Vale a leitura. (Do UOL)

18 comentários em “As razões da Turner para fechar os canais do Esporte Interativo

  1. Sudam faliu…. Big Ben faliu….Yamada faliu….EI faliu ..pqp…kkkkkk éguaaaaa…Quem patrocina a mucura vai à falência kkkkkkkkkk 4 peias

    Curtir

  2. Obrigado Esporte Interativo por transmitir tantas alegrias ao torcedor bicolor:

    Em 2014 acesso do Papão à série B

    Em 2016 Campeão da Copa Verde com dois gols do Raí no rival! 4 a 2 na semifinal

    Em 2018 campeão da Copa Verde!

    Pena que o outro lado da Almirante Barroso não fez a sua parte ganhando a Copa Verde em 2015 naquele fatídico dia para o futebol paraense.

    Curtir

  3. E como fica os times que fecharam parceria de exclusividade para a transmissão de seus jogos a partir de 2019 com o EI? Inclusive um deles, como nós já sabemos é o Paissandu. Acho que ficarão a mercê da Rede Globo que deve revidar de forma brutal. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

    Curtir

  4. Ratinho boa bola pro Dadá, vem o Dadá, Radamés encostou, Dadá bateu….GOLAAAAAAÇOOOO ! GOOOOLLL ! QUE GOLAAAAÇO DO DADÁ ! É DO REMOOOOO !!!
    “Essa narração ficou na história”

    Curtir

  5. Obrigado Esporte Interativo por transmitir duas Copa Verdes conquistadas pelo Papão e nos mostrar dois golaços do Raí no rival naquele jogo q o Papão ganhou de quatro!

    Curtir

  6. Ratinho boa bola pro Dadá, vem o Dadá, Radamés encostou, Dadá bateu….GOLAAAAAAÇOOOO ! GOOOOLLL ! QUE GOLAAAAÇO DO DADÁ ! É DO REMOOOOO !!!
    O gol do me fudi de novo kkkkkkkkkkkk
    4 peias

    Curtir

  7. Além das conquistas do Papão que fez sua parte inclusive metendo quatro no velho freguês de goleadas com dois gols do Raí o esporte interativo transmitiu aquela goleada do Cuiabá sobre o remo de cinco a um, que foi a maior vergonha que um clube paraense passou em uma decisão kkkkkk
    Goooooooooool do Raí. Sal! Sal! Sal!
    Enquanto redigia esse texto mais um gol do Cuiabá kkkkkkkkk

    Curtir

  8. Coitado, esse aí não assistiu o massacre do Paulista 9×0 kkkkkkkkkkkk a vergonha da vergonha da vergonha da vergonha da vergonha da vergonha do Pará kkkkkkkkk 4 peias

    Curtir

  9. Olha aí aposentado, a mucura de férias e sem série viajando pelo interior (2007) kkkkkkkkkk o comédia vai dizer q é mentira kkkkkkk agradece pela vaga de 2008 pro Leão ok kkkkkkkkk comédia kkkkkkk 4 peias

    Curtir

  10. Caramba o remo ficou sem série por 3 anos kkk e o cara posta vídeo de um único ano! Não adianta! Pára de chorar! Kkk
    Obrigado Esporte Interativo pro mostrar aquela surra de 4 do Papão no Leão kkkkk gooool do Raí kkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s