Nem parece que vai ter Copa

A Copa do Mundo da Rússia vai começar, mas o povo brasileiro não está nem aí pra ela. As ruas não estão enfeitadas, o povo não está motivado e a Seleção da CBF não tem nenhuma identidade com a nossa torcida

34504473_10216711173077389_6202427572836368384_n

Por Moacyr Oliveira Filho, no blog Ultrajano

Faltando nove dias para o início da Copa do Mundo da Rússia, o clima festivo ainda não chegou às ruas deste que já foi o País do Futebol e, ao que tudo indica, nem vai chegar.

Desta vez, o brasileiro, mesmo os fanáticos por futebol, categoria na qual me incluo, não estão nem aí para a Copa do Mundo e muito menos para a Seleção da CBF.

Para desespero dos patrocinadores e da Rede Globo que, por mais que insista, não está conseguindo mobilizar e comover os corações e as mentes dos brasileiros.

As ruas não estão enfeitadas, as camisas devem estar encalhadas e, ao que parece, não se nota um crescimento das vendas de televisões.

O Brasil virou um país triste. De um povo triste. Sem esperança. Sem solidariedade. Sem emoção. De um povo cansado que reúne o que lhe resta de força para lutar pela sobrevivência penosa do dia a dia.

Eu, que adoro futebol, é claro que vou ver a Copa e, se possível, pretendo assistir a todos os jogos de todas as Seleções. Farei isso porque gosto de futebol. E Copa sempre é Copa.

Vou ver os jogos da Seleção da CBF, é claro, mas sem nenhuma emoção. Não vou vestir jamais essa camisa amarela tão aviltada nos últimos anos. Se me der vontade, no máximo, usarei a camisa azul da CBF ou, quem sabe?, uma camisa amarela do Corinthians, lançada na Copa de 2014. Não vou torcer, não vou sofrer nem gol eu vou gritar. Vou ver apenas como vejo qualquer jogo de futebol que não seja do Corinthians.

E olha que essa Seleção tem vários jogadores com passagens marcantes pelo Corinthians – Cássio, Fágner, Marquinhos, Renato Augusto, Paulinho, William, além de Tite e Edu Gaspar, o que poderia ajudar a me motivar.

Mas nem assim.

Eu torço mesmo é pro Corinthians. Não pro time da CBF.

A última Copa em que eu torci de verdade foi a 1982, não só pela qualidade excepcional dos jogadores, mas, principalmente, pela sua identificação com a nossa gente e com o nosso futebol – Júnior, Falcão, Sócrates, Zico, Cerezo, Éder, etc.

De lá para cá, apenas assisti aos jogos.

Imagino que assim como eu agirão milhares de brasileiros. A Seleção da CBF não tem a menor identidade com os brasileiros. A começar pela legião estrangeira que domina o time. Dos 23 convocados por Tite – que, aliás, não tem culpa nenhuma nessa história –, apenas três jogam no Brasil. E essa é uma das causas do afastamento do torcedor brasileiro da Seleção.

Muitos dos convocados quase não jogaram no Brasil e são ilustres desconhecidos da torcida brasileira. Eu, por exemplo, que acompanho futebol quase diariamente, nunca vi jogar vários dos convocados e de alguns deles nunca tinha ouvido falar.

E, pra piorar ainda mais a situação, a mídia e a publicidade só falam de Neymar, esse moleque marrento que, apesar de jogador acima da média, está longe de ser um novo Pelé, como ele se julga, muito mais longe ainda de ser um líder, exemplo para a juventude e um jogador que sabe respeitar o grupo e o coletivo.

Isso tudo sem falar na corrupção que domina a CBF e seus dirigentes.

Triste Brasil. Triste futebol brasileiro.

7 comentários em “Nem parece que vai ter Copa

  1. Por favor sem bairrismo nessa hora. Chega desse papo de Lula, “o Mártir” que ninguém aguenta mais. Lula está pagando pelo que deve na corrupção, seja por ação ou omissão. Chega desse papo que tudo de ruim no Brasil hoje tem como motivo a prisão do Lula lá. Os motivos mesmos da falta de ânimo do povo por essa Copa tem muito haver com que o cara Moacir acima escreveu: Situação difícil em tudo no país onde muitos estão lutando para sobreviver e não tem tempo para se dedicar totalmente à futebol. Falta de identificação ou falta de carisma com o povo. Uma seleção que nem mesmo eu que conheço assunto de futebol, não conseguiria escalar meus 11 titulares para estreia. Alguns atletas muito chatos, inclusive as ditas maiores “estrelas. ” Os 7×1 ainda pesa muito feio. Tenho amigo professor que não quer saber mais de seleção na Copa desde os 7×1. Pior estaria se o Brasil não vence o ouro olímpico, e para completar seu Tite se achando o bamba não conseguiu uma vaga no grupo para o treinador Micalle campeão olímpico que está esquecido e fora desse grupo na Russia. Preferiram levar outra chato Gilmar Rinaldi de coordenador. Micalle seria bom até como motivador. E a corrupção que infestou a cúpula da CBF e a FIFA é outro fator primordial do desânimo pela Copa, inclusive a nível mundial, porque é só ver que diferente de outros tempos, não estamos vendo ânimo em muitos outros países. Outro fator preponderante é que da mesma forma que a Russia tentou desmotivar a Copa 94 nos EUA e nem foi para lá, assim os EUA estão fazendo nessa Copa da Rússia porque podem não tem grande futebol mas tem poderosa mídia onde nessa Copa da Russia não estão propagandeando nada porque historicamente são antagônicos . E por isso, Quem sabe se os escândalos envolvendo dirigentes da FIFA e do Brasil CBF que começaram a ser desvendados lá pelos Norte Americanos já não tinha interesse em desvalorizar essa Copa na Russia, tipo querendo deixar no ar que esta não seria uma Copa séria???
    Então esses podem ser motivos de desânimo. Prisão de Lula não tem nada haver.

    Curtir

  2. E para mudar esse cenário é só mesmo toda a seleção fazendo uma grande exibição, e não pode de jeito nenhum seus atletas fazerem exibicionismo porque só vai piorar. Acredito que o ânimo vai aumentar muito até a estreia. Só não posso deixar de curtir a seleção na Copa porque Lula está preso. ah, me poupe.

    Curtir

  3. Seleção brasileira na Copa virou a F1 dos domingos. A Vênus Platinada passa anos tentando enfiar goela abaixo um produto que já saturou. por todos esses motivos mostrados no texto. Mas que é estranho, é: nem parece que vai ter Copa.

    Curtir

  4. Indo de Uber um velório em frente ao cemitério de Santa Isabel, pela primeira vez vi um pedaço de rua, no Guamá, enfeitado para a Copa. Segundo o motorista, é raro encontrar cenários como esse pela cidade. Assim como o desânimo não tem relação direta com a prisão de Lula, apenas uma das consequências do golpe, nada tem a ver também com corrupção. Esta existe em nossa sociedade desde 22 de abril de 1500 e nunca impediu a empolgação do povo em outras copas. É certo que os ânimos da população estão pra baixo, mais pelas sérias dificuldades econômicas que enfrenta, outra consequência danosa do golpe. Agora, atribuir o desânimo à conspiração americana é forçar na criatividade. Os americanos dão pouca importância ao futebol assim como para as corridas de F1 (daí a irrelevância desse povo nesses dois esportes). As escaramuças entre eles e os soviéticos (russos) nas olimpíadas de 1982 e 1994 teve caráter ideológico, porque esses países são potências olímpicas e os jogos olímpicos são instrumentos de propaganda de seus regimes políticos. Um outro motivo pelo pouco interesse pela Copa, inclusive em outros países, é que esse torneio perde relevância na Europa, hoje o centro maior do futebol, frente à Eurocopa e à Champions.

    Curtir

  5. Miguel Silva não preciso forçar criatividade e ratifico que o choque de interesses entre EUA e Russia que já antiquíssimo tem muito haver com um pouco do desânimo povo brasileiro e mundial até agora pela Copa da Russia. Miguel os EUA podem não gostar de futebol mas tem uma das maiores mídias do mundo, e se está ausente no todo ou em parte da Copa da Russia, é obvio que esta perde muito em emoções de apelo popular junto ao público. Aliais Miguel vc so errou na data, mas lembrou bem uns fatos no esporte que eu não lembrava. Este foram os jogos Olimpicos de 80 em Morcou duramente boicotado pelos EUA e os jogos de 84 em Los Angeles duramente boicotado pelos Russos. Então Miguel esse litígio entre esses países já afetou até nos Jogos Olímpicos, então porque não haveria de afetar na Copa do Mundo que pelo menos até hoje é a competição de maior mídia no Mundo e superior às Olimpíadas???

    Curtir

  6. Miguel, vc mesmo citou que existem corrupção no Brasil desde 1500 e na CBF desde a fundação acredito, vc não acha estranho que as investigações feitas pelos Norte Americanos sobre corrupção no futebol que atingiu a CBF e FIFA tenha começado justamente logo após o anuncio que a Copa 2018 seria na Russia???Miguel vc não acha muitíssimo estranho os EUA que vinham participando de Copa do Mundo há muitos anos tenham perdido a vaga nesta Copa da Russia para o desprezível futebol do Panamá???( com todo respeito aos panamenhos ). Miguel não sou dono da verdade, mas se a mídia dos EUA (que patrocinadores potentes) estivesse com sua mídia nesta Copa da Russia , o apelo popular pela competição seria maior Miguel.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s